Mundo

Rússia acusa Erdogan de traficar petróleo do EI

(ANSA) – O vice-ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Antonov, acusou nesta quarta-feira (2) o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sua família e as mais altas autoridades do país de envolvimento no tráfico de petróleo proveniente das áreas controladas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.

Segundo Antonov, Ancara é o “principal consumidor” do produto “roubado de seus legítimos proprietários” no Oriente Médio. Na última segunda-feira (30), o presidente russo, Vladimir Putin, também já havia acusado a Turquia de comprar petróleo do EI em “escalas industriais”.

Já o vice-chefe do Estado-Maior de Moscou, Sergey Rudskoi, declarou que foram identificadas três rotas para o transporte do óleo a partir dos territórios comandados pelos jihadistas: uma que termina em portos turcos no Mediterrâneo, outra que leva à refinaria de Patma e uma terceira que vai até a cidade de Zhizdra.

“Ninguém pode lançar calúnias contra a Turquia sobre a compra de petróleo da organização terrorista Daesh [como também é chamado o Estado Islâmico]. Se isso for provado, eu renunciarei, assim como deveriam fazer aqueles que não podem provar suas acusações”, rebateu Erdogan. Já o Pentágono rechaçou “categoricamente” as denúncias e disse que elas são “totalmente absurdas”.

A tensão entre Moscou e Ancara se elevou no último dia 24 de novembro, quando um caça russo foi abatido pela Turquia na fronteira com a Síria. Os dois pilotos do jato conseguiram se ejetar, mas um deles foi metralhado por rebeldes sírios ainda antes de chegar ao solo. O outro foi resgatado. Segundo o governo turco, o avião havia violado as divisas do país e ignorado repetidos avisos para se afastar. Já a Rússia garante que o caça permaneceu todo o tempo sobre território sírio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.