Mundo

Para “garantir a paz”, Putin oferece armas aos aliados na América

O chefe do Kremlin ressaltou o poderio de suas armas hipersônicas "capazes de superar qualquer escudo antimísseis"

(EFE) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu nesta segunda-feira (15 de agosto) a seus aliados na América Latina, Ásia e África armas modernas para garantir a paz e a segurança em um mundo multipolar.

A Rússia está pronta para oferecer a seus aliados e parceiros o armamento mais moderno, de armas de fogo a veículos blindados, artilharia, aviação militar e drones de assalto“, disse Putin na abertura do fórum militar “Armia-2022” nos arredores de Moscou.

Putin destacou que Moscou “valoriza sinceramente os laços historicamente fortes, amigáveis e de confiança com os países da América Latina, Ásia e África“, onde, acrescentou, a Rússia tem “muitos aliados, parceiros e correligionários”.

Também ressaltou que esses países “não se submetem ao chamado poder hegemônico, seus líderes mostram caráter autêntico e não se subordinam” a ninguém, pois estão comprometidos com o desenvolvimento soberano e com a solução coletiva dos problemas de segurança regional e global com base no direito internacional.

Dessa forma, eles contribuem para a defesa do mundo multipolar“, comentou Putin, ao dirigir-se a militares de diferentes países no pavilhão de exposições Patriot, acompanhados pelo ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu.

A Rússia “defende o desenvolvimento de uma cooperação técnico-militar mais ampla e multilateral possível. Hoje, nas condições de formação de um mundo multipolar, isso é especialmente importante“, disse.

O chefe do Kremlin ressaltou que “praticamente todas” as armas que a Rússia quer exportar “foram usadas em ações militares reais“.

Muitas dessas armas superam suas contrapartes estrangeiras em anos, se não décadas“, disse, ao se referir a armas hipersônicas capazes de superar qualquer escudo antimísseis, segundo Moscou.

A “Armia-2022“, a feira de armas mais importante da Rússia, conta com a presença de representantes de mais de uma centena de países, que poderão ver esta semana centenas de tipos de armas modernas no campo militar de Alabino e no aeródromo de Kubinka, nos arredores de Moscou.

Putin, que destacou que o exército russo está libertando Donbass na Ucrânia “passo a passo”, anunciou que o Primeiro Congresso Internacional Antifascista será realizado este ano.

A Rússia afirmou que exportou US$ 5,4 bilhões em armas até agora este ano e planeja vender uma quantia semelhante no segundo semestre de 2022.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.