O Papa Francisco foi hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14), conforme comunicado oficial do Vaticano. O objetivo da internação é a realização de exames diagnósticos e a continuidade do tratamento da bronquite que o acomete desde o início de fevereiro.
De acordo com a nota emitida, a decisão foi tomada logo após as audiências matinais do pontífice. “Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar“, informou o Vaticano.
A saúde do Papa Francisco, que está no cargo desde 2013, tem sido motivo de atenção nos últimos meses. Em diversas ocasiões, ele precisou de auxílio para a leitura de seus discursos devido a dificuldades respiratórias. Em uma dessas ocasiões, o próprio Papa mencionou estar sofrendo de um surto da doença, delegando a um assessor a leitura dos comentários preparados para uma audiência geral semanal no Vaticano.
O pontífice, de 88 anos, já havia enfrentado problemas de saúde como gripe e dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.
No início de fevereiro, durante uma audiência semanal, Francisco mencionou aos fiéis que estava lidando com um “forte resfriado”, posteriormente identificado pelo Vaticano como bronquite. Em 2023, o Papa também foi hospitalizado por três dias devido a uma bronquite, sendo tratado com antibióticos. Além disso, o pontífice já passou por outros problemas de saúde e chegou a sofrer acidentes domésticos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.