Mundo

Obama pede apoio do Congresso para “combater jihadistas do Estado Islâmico”

O presidente norte-americano, Barack Obama, pediu na quarta-feira (11) apoio do Congresso dos Estados Unidos no combate ao grupo Estado Islâmico, em uma declaração que não estabelece limites geográficos, nem abrange operações terrestres, e que deverá servir de base legal à ofensiva em curso.

Com o equivalente a uma declaração de guerra, Obama seria autorizado a continuar a luta contra o grupo jihadista sobre uma base legal mais sólida, ao mesmo tempo em que teria uma cobertura legal no âmbito doméstico. A mesma significa um aumento da pressão sobre o EI – que atualmente controla zonas da Síria e do Iraque – quando o governo iraquiano prepara uma grande ofensiva terrestre em um prazo de meses.

Em uma carta aos legisladores, o presidente declarou que a concessão de mais poderes para conduzir a guerra contra o EI “mostraria ao mundo que estamos unidos em nossa determinação” para derrotar os jihadistas, que controlam vastos territórios na Síria e no Iraque.

Desde meados de 2014, o exército americano – com o apoio de uma tropa internacional – lidera uma campanha de ataques aéreos contra posições do EI nesses dois países. O EI “representa uma ameaça ao povo e à estabilidade do Iraque, Síria e Oriente Médio, e à segurança dos Estados Unidos”, diz Obama na carta.

“Se não for controlado, o EI representará uma ameaça para além do Oriente Médio, incluindo à pátria americana”, insistiu o presidente.

Até agora, a operação contra o Estado Islâmico tem como base legal apenas uma “autorização para o uso de força militar”, datada de 2001. Intensas negociações, nas últimas semanas, com membros do Congresso, conduziram à introdução de algumas limitações ao destacamento de tropas para combater os jihadistas.

O texto não autoriza o uso das Forças Armadas dos Estados Unidos em operações ofensivas de combate terrestre duradouras, o que não exclui manobras desse tipo pelas forças especiais, mas deixa de fora uma invasão por terra ou uma missão de imposição de paz.

Com informações da Agência Lusa*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.