Mundo

Houthis atacam Israel com mísseis, e Netanyahu promete retaliação severa

Os rebeldes houthis do Iêmen reivindicaram a autoria de um ataque com mísseis contra Israel nesta quinta-feira (19), desencadeando uma resposta imediata das Forças de Defesa de Israel. O ataque, segundo os houthis, teve como alvo instalações militares israelenses na região de Jaffa, ao sul de Tel Aviv, com mísseis balísticos hipersônicos do tipo 'Palestina 2'.

Yahya al-Saree, porta-voz do grupo, afirmou que dois mísseis foram lançados e atingiram os alvos com precisão. No entanto, as Forças de Defesa de Israel comunicaram que um míssil foi interceptado antes de atingir o território israelense.

A resposta israelense veio poucas horas depois, com ataques aéreos em diversos pontos da costa oeste do Iêmen, a cerca de 1.500 km de distância. Segundo a mídia local, os alvos incluíram instalações de energia e petróleo, além do porto de Hodeida. Os ataques resultaram em nove mortes e vários feridos. As Forças de Defesa israelenses justificaram a ação alegando que os alvos eram utilizados pelos houthis para ações militares.

Em comunicado oficial, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou sua indignação, declarando: Depois do Hamas, do Hezbollah e do regime de al Assad na Síria, os huthis são praticamente o braço restante do eixo do mal iraniano. Os houthis estão descobrindo, e continuarão a descobrir da maneira mais difícil, que aqueles que atacam Israel pagarão um preço alto por isso. Essa declaração eleva a tensão regional, demonstrando a determinação de Israel em retaliar qualquer ação que considere hostil.

Os houthis, que controlam as áreas mais populosas do Iêmen, têm lançado mísseis contra Israel em solidariedade ao Hamas, grupo islâmico palestino que está em guerra contra Israel na Faixa de Gaza. O grupo faz parte do chamado "Eixo de Resistência", uma rede de organizações alinhadas com o Irã e hostis a Israel, que inclui o Hezbollah libanês e o regime sírio deposto de Bashar al Assad.

A escalada de violência entre os houthis e Israel traz novas preocupações para o já instável cenário do Oriente Médio. Os ataques e contra-ataques indicam uma possível expansão do conflito e um aumento das tensões na região. Irã lança ataque massivo de mísseis contra Israel, aumentando tensão no Oriente Médio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.