Mundo

China prende crítico do presidente Xi Jinping

As autoridades chinesas prenderam um professor de direito que publicou vários artigos nos quais critica o presidente da China, Xi Jinping, pela gestão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e por seus esforços para se consolidar no poder.

O caso foi denunciado pelos amigos de Xu Zhangrun, considerado um famoso critico do governo chinês. Segundo relatos, ele foi retirado de sua casa nos arredores de Pequim por mais de 20 agentes.

Em fevereiro passado, Xu Zhangrun publicou um artigo abordando a cultura de decepção e censura promovida por Xi Jinping no contexto da disseminação da Covid-19 no país.

“O sistema do líder chinês está destruindo a estrutura de governança”, escreveu no texto, que repercutiu no exterior, acrescentando que o caos no epicentro do vírus, na província de Hubei, refletia os problemas sistêmicos do Estado chinês.

Ainda de acordo com um amigo do professor, que desejou permanecer anônimo, um homem, identificado como policial, telefonou para a esposa de Xu para dizer que ele havia sido preso por incitar a prostituição na cidade de Chengdu.

(Com informações da Agência ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.