Mundo

Ataque faz Ucrânia suspender campeonato; brasileiros pedem ajuda

O momento é o mais grave da intensa crise que atinge as duas nações desde 2014

(ANSA) – A Associação Ucraniana de Futebol (UAF) suspendeu a disputa da principal divisão do país em virtude do ataque lançado pela Rússia na madrugada desta quinta-feira (24). Além disso, alguns jogadores brasileiros, que estão em um hotel em Kiev, pediram ajuda para deixar a nação.

O Campeonato Russo deveria ser retomado amanhã (24) no Estádio Avanhard, em Uzhhorod, palco da partida entre Mynai e Zorya. A equipe de Luhansk, que ocupa a quarta colocação do torneio, tem três atletas brasileiros no elenco.

“Devido à imposição da lei marcial na Ucrânia, o campeonato ucraniano foi suspenso”, anunciou a UAF.

Nas redes sociais, um vídeo gravado por jogadores brasileiros pedindo socorro à embaixada do país viralizou. Um dos membros do grupo é Junior Moraes, do Shakhtar Donetsk, que afirmou que todos estão se sentindo “abandonados”.

Além do ex-jogador do Santos, que é naturalizado ucraniano, cerca de 20 brasileiros estão no mesmo hotel. Junior Moraes afirmou que a falta de gasolina, principalmente em função da fuga de milhares de pessoas, deixaram eles presos na cidade.

“Estamos aqui reunidos com nossas famílias, hospedados em um hotel. Eu espero que a embaixada brasileira consiga nos ajudar, pois nos sentimos abandonados, porque não sabemos o que fazer”, pediu o jogador.

O técnico Roberto De Zerbi, do Shakhtar Donetsk, e sua equipe de oito italianos também estão presos no hotel em Kiev. A invasão russa da Ucrânia causou o fechamento do aeroporto e impediu que o grupo voltasse para a Itália.

“Estou no meu quarto, é um dia ruim. Todos nós fomos acordados pelas explosões na última noite e vimos das janelas do hotel filas e mais filas de carros em movimento. A Embaixada da Itália nos pediu para sair, mas, repito, sou um esportista, não podia dar as costas ao clube, ao futebol e ir assim. No final, fecharam o espaço aéreo e estamos aqui, mas acho que pelo menos por enquanto não estejamos em risco”, comentou De Zerbi.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta madrugada (24) um ataque contra a Ucrânia e explosões foram registradas em várias cidades fora das áreas separatistas do Donbass. O momento é o mais grave da intensa crise que atinge as duas nações desde 2014.

Veja a nossa cobertura sobre a guerra na Ucrânia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.