Nesta segunda-feira, 2 de setembro, o mercado financeiro global opera com baixa liquidez devido ao feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, o que resultou no fechamento das bolsas americanas. Entretanto, o cenário deve se intensificar ao longo da semana com a divulgação de indicadores econômicos importantes, como o relatório de emprego dos EUA, conhecido como payroll, e os índices de atividade industrial na Europa e na China.
No Brasil, o foco recai sobre o boletim Focus e o detalhamento dos números do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025.
Cenário internacional
Com as bolsas americanas fechadas nesta segunda-feira, a liquidez nos mercados internacionais está reduzida, deixando o dólar e o petróleo operando em margens estreitas. A expectativa, porém, é que o cenário mude nos próximos dias, com a divulgação do payroll na sexta-feira (6), que será determinante para as decisões do Federal Reserve (Fed) sobre a política de juros.
Na Europa, as bolsas registraram quedas após o avanço da extrema-direita nas eleições regionais da Alemanha, aumentando a pressão sobre o governo de Olaf Scholz. Os investidores europeus também estão de olho em uma série de indicadores econômicos, incluindo o PIB da Itália e os PMIs da zona do euro e da Alemanha, que sinalizam uma economia enfraquecida, enquanto o Reino Unido apresentou um crescimento surpreendente, alcançando o maior nível em 26 meses.
Na Ásia, a maioria dos mercados encerrou em baixa, impactados pelos dados divergentes da economia chinesa e as contínuas preocupações com o setor imobiliário do país. Durante o fim de semana, o governo chinês divulgou um recuo mais acentuado do que o esperado no PMI industrial de agosto, entrando em território de contração. No entanto, a pesquisa da S&P Global e da Caixin apontou um inesperado avanço para 50,4, sugerindo um ligeiro crescimento.
Perspectiva brasileira
No Brasil, o mercado financeiro também inicia a semana com cautela. A queda de mais de 4% no minério de ferro em Dalian, na China, pode provocar uma realização de lucros no Ibovespa. O cenário global, somado às expectativas sobre a política monetária americana e europeia, influencia diretamente o comportamento dos ativos locais.
Apesar de o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ter descartado uma elevação de meio ponto percentual na Selic, a curva de juros futuros ainda reflete essa possibilidade. O boletim Focus desta segunda-feira ganha, portanto, uma relevância ainda maior, especialmente após o arrefecimento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) em agosto. Esse índice, no entanto, não convence grande parte do mercado, que continua preocupado com as possíveis pressões inflacionárias causadas pelas queimadas e pela recente mudança da bandeira tarifária de energia para a cor vermelha, efetivada na última sexta-feira.
Além disso, o mercado aguarda com atenção o detalhamento do PLOA 2025. No mercado de câmbio, o Banco Central segue realizando intervenções, com novos leilões de swap programados para esta semana, após duas operações realizadas na última sexta-feira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.