Na sexta-feira, 6 de setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a combinação de negócios entre a Auren Energia (AURE3) e a AES Brasil, avançando para a formação de uma das maiores empresas do setor elétrico no país. O comunicado ao mercado, divulgado pela Auren, confirmou a autorização prévia da ANEEL para a transferência de controle societário indireto da AES Brasil Operações, que se tornará uma subsidiária integral da Auren. A aprovação foi oficializada por meio do Despacho Nº 2.621/2024-SFF.
Com a fusão, a Auren Energia, atualmente a 11ª maior geradora do Brasil, ascenderá à 3ª posição, com uma capacidade instalada de 8,8 gigawatts (GW). A nova companhia combinada será uma das mais diversificadas do país em termos de fontes de energia renovável, contando com 54% de geração hidrelétrica, 36% de eólica e 10% de solar(
Apesar desse avanço, ainda restam pendências regulatórias, como a aprovação pela ANEEL da alteração do controle societário da AES Tietê e o cumprimento de outras condições precedentes. A Auren se comprometeu a manter seus acionistas e o mercado informados sobre os próximos passos da transação.
Além da liderança na geração de energia, a fusão fortalece a posição da Auren como a maior comercializadora de energia do Brasil, com 4,1 GW médios negociados, o que representa mais de 5% do consumo total do país.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.