A B3, bolsa de valores do Brasil, divulgou a nova composição do Ibovespa, o principal índice de desempenho das ações mais negociadas do país. A carteira, que vigorará de 6 de janeiro de 2025 a 2 de maio de 2025, apresenta algumas mudanças em relação à composição anterior, com a inclusão de novas empresas e a exclusão de outras.
Ao todo, a nova carteira do Ibovespa será composta por 87 papéis de 84 empresas brasileiras. É importante destacar que ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) de uma mesma companhia podem integrar o índice simultaneamente. As alterações foram definidas com base no fechamento do pregão de 3 de janeiro de 2025.
As novidades para esta nova carteira são as entradas das empresas Marcopolo (POMO4) e Porto Seguro (PSSA3). Por outro lado, as companhias Alpargatas (ALPA4) e Eztec (EZTC3) deixaram de fazer parte do índice.
As cinco ações com maior peso na composição do Ibovespa são:
- Vale ON (11,783%)
- Petrobras PN (8,353%)
- Itaú Unibanco PN (7,406%)
- Petrobras ON (4,720%)
- Banco do Brasil ON (3,497%)
Revisões trimestrais e prévias
A composição do Ibovespa e dos demais índices de ações da B3 é revisada a cada quatro meses, nos meses de janeiro, maio e setembro. Essa revisão possibilita a entrada e saída de empresas, de acordo com as metodologias específicas de cada índice. Para auxiliar investidores e gestores de fundos na tomada de decisões, a B3 divulga, além da carteira oficial, três prévias.
O calendário de divulgação das prévias é o seguinte:
- 1ª prévia: no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira (2/12/2024);
- 2ª prévia: no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira (16/12/2024);
- 3ª prévia: no penúltimo pregão de vigência da carteira (2/1/2025);
- Carteira definitiva: (6/1/2025).
O Ibovespa é um indicador chave para o mercado de ações brasileiro, reunindo os ativos de maior volume negociado na bolsa. Ele serve como referência para diversos produtos financeiros, como os ETFs (Exchange Traded Funds), fundos de investimentos listados em bolsa que replicam o desempenho de um índice de referência, além dos futuros de Ibovespa e as opções sobre Ibovespa.
A liquidez é o principal fator determinante para a inclusão ou exclusão de um papel no índice. Ou seja, a capacidade que uma ação tem de ser rapidamente comprada ou vendida. Os índices permitem que investidores acompanhem o desempenho de carteiras diversificadas, compostas por ações de diferentes setores da economia, oferecendo oportunidades de diversificação de investimentos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.