O Sebrae-RN iniciou o plantio de 208 árvores nativas da Mata Atlântica, visando neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas durante o evento GO!RN, realizado em setembro deste ano. A primeira etapa da ação ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras, em Nísia Floresta, com o apoio do Idema, do projeto Pipa Ambiental e da Secretaria Municipal de Educação de Nísia Floresta.
Na última quinta-feira (12), foram plantadas 151 mudas, e as 57 restantes serão incorporadas em março de 2025. Este esforço tem como objetivo compensar as 41,5 toneladas de dióxido de carbono (tCO₂) emitidas durante o evento de inovação, cálculo realizado com base na metodologia internacional GHG Protocol, que avalia as emissões a partir dos deslocamentos e meios de transporte utilizados pelos participantes.
“Desta vez, foi ainda mais especial pela oportunidade de levar educação ambiental à sociedade”, destacou Rejane Monteiro, gerente da Unidade de Gestão Administrativa do Sebrae-RN. Ela ressaltou a participação de crianças das escolas municipais da região, que puderam entender a importância da iniciativa, gerando um impacto ambiental e social significativo. O Sebrae-RN também realizará o monitoramento das árvores por três anos em parceria com o projeto Pipa Ambiental, para garantir o sucesso do reflorestamento. A Câmara debateu recentemente a criação de um Dia Nacional do Arborista, uma iniciativa que reforça a importância da preservação ambiental e da recomposição de reservas legais, questões centrais para projetos como este.
Além do plantio, o evento Go!RN também teve uma gestão responsável de resíduos. Durante os dois dias de programação, 660,45 kg de resíduos foram triados e destinados para reciclagem ou reuso, sendo 283,65 kg de recicláveis, 292,80 kg de orgânicos e 84,00 kg de rejeitos.
Outras ações de reflorestamento
Esta é a segunda iniciativa de replantio de árvores nativas do bioma Mata Atlântica realizada pelo Sebrae-RN em 2024. Em julho, a instituição plantou 273 mudas na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una, em Goianinha, para compensar as 44,6 toneladas de dióxido de carbono geradas durante o Sebrae Conecta Expo Negócios 2024.
🌳🌱 | O Sebrae no RN promoveu o plantio de 151 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em área de proteção ambiental. A iniciativa visa compensar a emissão de gases de efeito estufa durante o evento GO!RN. Saiba mais: https://t.co/f71d7z9U3N pic.twitter.com/i0O0Q6K5Wk
— Sebrae RN (@sebraern) December 16, 2024
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.