O governo do estado do Rio de Janeiro iniciará um projeto-piloto para testar a utilização de ônibus movidos a gás natural e biometano em duas rotas intermunicipais. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, busca reduzir a emissão de poluentes, implementando tecnologia híbrida a gás que pode diminuir em até 20% as emissões de dióxido de carbono (CO2) em comparação com os veículos a diesel convencionais.
Além da redução de CO2, espera-se que a nova tecnologia diminua em cerca de 85% as emissões de materiais particulados e 90% dos óxidos de nitrogênio, poluentes que contribuem para o aumento de doenças cardiovasculares. O projeto envolverá a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setran-RJ), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ) e a Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar-RJ).
As linhas escolhidas para o projeto-piloto são:
- Rio de Janeiro x Barra Mansa, operada pela viação Cidade do Aço.
- Duque de Caxias x Barra da Tijuca, operada pela Transportes Santo Antônio.
A linha Rio de Janeiro x Barra Mansa possui maior extensão e circula pela rodovia federal BR-116 (Via Dutra), enquanto a linha Duque de Caxias x Barra da Tijuca atende à região metropolitana, com diversas paradas em seu percurso. Inicialmente, dois modelos de ônibus foram desenvolvidos para o projeto: o Scania K 280 e o Scania K 340, com previsão de início de circulação em janeiro de 2025. Segundo o secretário Cássio Coelho, os novos veículos a gás prometem menor poluição sonora e emissão de poluentes, além de mais conforto para os passageiros.
O plano de investimento inclui mais de R$ 125 milhões para a criação de cerca de 200 postos de abastecimento específicos para a nova frota até 2027. O governo estadual também está trabalhando em um edital que incluirá a obrigatoriedade de ônibus elétricos em algumas linhas intermunicipais, com previsão de finalização e publicação no início de 2025. O estado, que possui "mais de 80% da produção de petróleo e 74% da produção nacional de gás natural", segundo o governador Cláudio Castro, destaca seu papel na transição energética do país, ressaltando o potencial econômico a ser explorado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.