A artesã Mychelli Magali deu um novo significado aos resíduos do Carnatal 2024, transformando lonas descartadas em dois mil estojos escolares para alunos da rede pública de Natal. A iniciativa, além de reduzir o impacto ambiental, representa o sucesso de uma empreendedora que superou desafios e transformou sua paixão em um negócio de impacto social.
De professora a empreendedora: Mychelli, formada em Pedagogia, sempre sonhou em empreender. Durante a pandemia, descobriu sua aptidão para o artesanato e começou a produzir bolsas com materiais sintéticos. Inspirada por um modelo de bolsa sustentável japonesa feita com câmaras de ar, ela encontrou seu nicho e passou a focar em produtos feitos com materiais reciclados. "Eu comecei a fazer bolsas com várias técnicas e materiais sintéticos, mas achava que poderia fazer algo muito melhor, que fosse um diferencial para mim e na vida das pessoas. Foi quando vi, pela internet, uma produção de bolsas com câmaras de ar feitas no Japão e então encontrei meu foco", relata a artesã.
O Sebrae-RN como parceiro: Em busca de suporte para seu empreendimento, Mychelli buscou ajuda no Sebrae-RN, ingressando no programa Impacta RN. "Eu não estava vivendo um bom momento financeiro, mas sabia que minha ideia era uma oportunidade de negócio e precisava de ajuda para fazer isso acontecer", afirma. O programa, que durou cinco meses, ofereceu capacitação em diversas áreas, incluindo gestão, finanças e vendas, contribuindo significativamente para o crescimento de sua empresa, "Alma de Borracha". O apoio resultou em um prêmio de segundo lugar como melhor iniciativa do Impacta RN em 2024, gerando recursos para investir em seu negócio.
De câmaras de ar a lonas do Carnatal: A "Alma de Borracha" utiliza diversos materiais recicláveis em suas criações, incluindo câmaras de ar, cintos de segurança e guarda-chuvas. Inicialmente focada em consumidores individuais, a empresa expandiu seu público para o mercado corporativo, atendendo à crescente demanda por soluções sustentáveis. Em novembro, Mychelli recebeu uma encomenda de 100 necessaires e, posteriormente, um contrato com a Clap Entretenimento para confeccionar os dois mil estojos escolares com as lonas do Carnatal. "A gente vai transformar as lonas, que seriam descartadas, em estojos a serem distribuídos para as escolas municipais", explica.
O Impacta RN e o fomento ao empreendedorismo sustentável: O programa Impacta RN, do Sebrae-RN, visa fortalecer empresas de impacto social e ambiental em fase inicial. Em 2024, o edital selecionou 23 empresas para participar do programa de pré-aceleração. Elisete Lopes, gestora do programa, destaca a importância do apoio a empreendedores com foco em sustentabilidade. "No Sebrae, nosso papel é oferecer as ferramentas necessárias para que empreendedores transformem sonhos em empresas reais, com potencial de crescimento e impacto. Por meio de programas como o Impacta RN, ajudamos a alinhar propósito e lucro, conectando inovação socioambiental à realidade do mercado e garantindo que boas ideias se tornem negócios de sucesso capazes de impactar positivamente o ecossistema onde estão inseridos", enfatiza. Os participantes receberam treinamento abrangente em áreas como vendas, finanças, gestão, precificação e modelagem de negócios de impacto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.