Meio Ambiente

Câmara aprova fundo para impulsionar áreas verdes urbanas com foco em biodiversidade

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados deu sinal verde para a criação de um fundo destinado a financiar projetos de expansão das áreas verdes nas cidades brasileiras. A iniciativa, aprovada em 27 de novembro, visa promover a arborização urbana e a melhoria da qualidade ambiental, com um olhar especial para a biodiversidade e a participação social.

O projeto de lei, resultado de um substitutivo apresentado pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), modifica o Código Florestal. A proposta original, de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), foi aprimorada para focar em critérios mais abrangentes do que apenas o índice de área verde por habitante, inicialmente proposto. Segundo a deputada Xakriabá, "a responsabilidade pelo cuidado com o ar não deve permanecer restrita aos territórios rurais e aos povos indígenas, sendo estes apenas 5% da população global, mas responsáveis pela preservação de 80% da biodiversidade mundial".

O Fundo Nacional para Ampliação das Áreas Verdes Arborizadas Urbanas poderá cobrir até 60% do custo total de projetos de arborização em cada cidade. O texto aprovado estabelece requisitos para o financiamento, priorizando:

  • A utilização de árvores nativas e frutíferas, visando a promoção da biodiversidade local.
  • A quantidade de áreas verdes já existentes e o potencial de expansão em cada município.
  • A qualidade das áreas verdes existentes, incluindo acessibilidade e conectividade com outras áreas.
  • A participação da sociedade civil na gestão do fundo, garantindo a representatividade no conselho gestor.

Características do Fundo

O fundo será alimentado por diversas fontes de recursos, incluindo:

  • Recursos do Orçamento federal.
  • Doações de pessoas físicas e jurídicas.

A gestão do fundo ficará a cargo de um conselho gestor, que terá representantes da sociedade civil e de órgãos federais ligados às áreas de meio ambiente e política urbana. Projetos de arborização em áreas verdes já existentes também poderão ser financiados, desde que a ampliação da área verde seja de no mínimo 50%. A liberação dos recursos será feita por etapas, com a comprovação do cumprimento da etapa anterior sendo essencial para a liberação da próxima parcela. Assim como a aprovação de projetos de lei na Câmara dos Deputados demonstra avanços em diversas áreas, a aprovação deste fundo representa um importante passo para a preservação ambiental.

Próximos Passos

O projeto de lei ainda passará por análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para ser transformado em lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.