Natal

Mãe “fantasia” o filho de escravo para halloween e gera polêmica em Natal

Uma mãe fantasiou o próprio filho de escravo para a festa de Halloween do Centro de Educação Integrada LTDA (CEI) – uma escola particular da Zona Sul de Natal, e publicou nas redes sociais. A postagem dessas imagens causou muita revolta na internet. Como muita gente sabe, no “dia das bruxas” são usadas fantasias de monstros. O que não é o caso dos escravos.

A postagem, composta por uma série de fotos, mostra a criança fantasiada em detalhes como um escravo, com correntes e marcas de agressões. O garoto, por ser branco, foi pintado para poder ficar negro. E com maquiagem, nos pés e nas costas, foram feitas marcas de açoites já cicatrizadas, e o cobriu com roupas brancas e correntes. “Quando seu filho absorve o personagem! Vamos abrasileirar esse negócio! #Escravo”, escreveu ela no Instagram.

Mãe 'fantasia' filho de escravo para festa de Halloween em escola de Natal

Os primeiros comentários, de amigos da mulher na rede social, estavam elogiando a “criatividade” e o “realismo” da suposta fantasia. Mas isso durou pouco e a publicação acabou sendo tomada por comentários de pessoas revoltadas com a imagem. Em pouco tempo, a publicação alcançou mais de 150 comentários. Desses, quase todos apontando o caso como de racismo.

Após a repercussão negativa, a mulher fez uma nova publicação (só que no Twitter) e que também acabou gerando repercussão negativa.

sabrina flor

Posicionamento da escola

A escola onde aconteceu a festa de Halloween emitiu uma nota e afirmou que a instituição não compactua com expressões de racismo ou preconceito.

“Lamentavelmente, a escolha do traje para a participação do Halloween, feita pela família do aluno, tocou numa ferida histórica do nosso país. Amargamos as sequelas desse triste período até os dias de hoje. Não incentivamos nem compactuamos com qualquer tipo de expressão de racismo ou preconceito, tendo os princípios da inclusão e convivência com a diversidade como norte da nossa prática pedagógica”, diz a nota do CEI.

Repercussão

O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais. Até mesmo artistas como o cantor Marcelo D2 compartilharam as imagens e dando sua opinião: “Quando vc pensa q já viu de tudo na vida (sic)”.

Após a ampla repercussão que chegou a ser de nível nacional, a mulher excluiu sua conta na rede social Instagram.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.