A Microsoft revelou o Copilot for Gaming, um assistente de inteligência artificial (IA) projetado para aprimorar a experiência de jogadores de todos os níveis. O anúncio foi feito no mais recente episódio do Official Xbox Podcast, onde Fatima Kardar, vice-presidente corporativa de Gaming AI da Xbox, detalhou as funcionalidades e o objetivo da nova ferramenta.
O Copilot for Gaming visa oferecer suporte em tempo real, desde auxiliar iniciantes a entenderem a dinâmica de um jogo até fornecer insights para jogadores competitivos que buscam otimizar suas estratégias. Segundo Kardar, o assistente surge como uma solução para momentos de dificuldade enfrentados pelos jogadores. “Jogar é a única forma de entretenimento onde você pode ficar preso”, afirmou, defendendo a utilidade de um assistente de IA capaz de oferecer orientação sob demanda.
Para demonstrar o potencial do Copilot, a Microsoft apresentou demos conceituais integradas aos jogos Minecraft e Overwatch 2. Em Minecraft, o assistente oferece instruções básicas para novos jogadores e sugestões sobre os próximos passos. Em um dos segmentos demonstrados, o Copilot se recusa a revelar a localização exata de uma bancada de criação, devido a um sistema opcional de “bloqueio anti-trapaça”. Já em Overwatch 2, a IA analisa o desempenho do jogador após uma derrota, oferecendo conselhos sobre qual personagem escolher para aumentar as chances de vitória.

O Copilot for Gaming se integra ao ecossistema da Microsoft, aproveitando a experiência já existente com o Copilot presente no Windows 11 e nas plataformas Bing e Edge. No entanto, a versão para jogos é projetada para ser discreta e acionada sob demanda, evitando interrupções durante as partidas.
A recepção inicial ao Copilot for Gaming tem sido mista. Alguns jogadores expressaram ceticismo quanto à sua utilidade, argumentando que wikis e fóruns já oferecem informações e dicas sobre jogos. Outros, no entanto, destacam o potencial do assistente para aumentar a acessibilidade aos jogos, tornando-os mais fáceis de aprender para pessoas com dificuldades de aprendizado ou para jogadores mais velhos. A ideia é que ele seja um auxílio, e não um facilitador, como muitos jogadores estão habituados a fazer usando informações externas.
Os primeiros testes do Copilot for Gaming serão realizados em dispositivos móveis, a partir de abril, para membros do programa Xbox Insider. Através do aplicativo móvel Xbox, os participantes poderão testar a funcionalidade de recomendação de jogos, baseada em suas preferências pessoais. A Microsoft planeja utilizar o feedback desses testes iniciais para aprimorar a versão final do Copilot, que será lançada posteriormente para PC e Xbox Series X|S.
A Microsoft enfatiza que o uso do Copilot for Gaming será opcional, garantindo que os jogadores terão controle sobre quando e como interagir com o assistente. O objetivo é criar uma ferramenta que complemente a experiência de jogo, sem impor soluções ou prejudicar a diversão.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.