O estúdio Pollard detalhou as melhorias para o PS5 Pro em seu thriller psicológico cinematográfico, Karma: The Dark World.
Yonghe Wang, Diretor Criativo da Pollard Studios, anunciou que Karma: The Dark World será lançado para PlayStation 5 em 27 de março, com suporte para melhorias no PS5 Pro.
Para celebrar o lançamento, a equipe compartilhou detalhes de como estão utilizando os recursos do PS5 Pro para aprimorar os visuais e o desempenho do jogo. Além disso, foi divulgado o segundo trailer de uma trilogia, que mostra alguns dos ambientes surreais e personagens do jogo, sugerindo sua relação com o jogador.
O que é Karma: The Dark World?
Karma: The Dark World é um thriller psicológico cinematográfico em primeira pessoa, ambientado em uma linha do tempo alternativa pós-Segunda Guerra Mundial. No jogo, uma empresa conhecida como Leviathan obteve uma tecnologia que permitiu controlar a Alemanha Oriental, instalando um regime que oprime os cidadãos e coloca a produtividade e a obediência como prioridade.
A Leviathan alcança seus objetivos através de vigilância em massa, substâncias que alteram a mente e uma organização secreta de Nightcrawlers, agentes especiais da ROAM que têm autoridade para investigar cenas de crimes e prender cidadãos para interrogatório e Mind Dives. A tecnologia Mind Dives permite que os agentes mergulhem nas memórias dos sujeitos, vivendo e interagindo com os eventos em busca da verdade, lidando com os horrores do passado das pessoas e interpretações distorcidas de emoções, culpa e trauma.
O jogador controla Daniel McGovern, um agente da ROAM encarregado de investigar um roubo em um dos institutos científicos da Leviathan, um trabalho que leva a uma investigação maior sobre amor, humanidade, empatia e as complexidades da moralidade.
Criando o Mundo Sombrio
Yonghe Wang, da Pollard Studios, acredita que a criação é um diálogo profundo com a alma humana, transcendendo livros ou filmes para abranger experiências e emoções da vida real. O estúdio se concentra na integração da reflexão filosófica no design do jogo, como refletido no título. A relação entre causa e efeito é interligada, com cada momento, conexão de personagem, evento e muito mais, construindo o mundo inteiro.
O objetivo é romper as barreiras da narrativa tradicional, criando uma experiência que diverte e provoca reflexão. Não é apenas uma jornada virtual, mas um espelho para a realidade, incitando os jogadores a buscarem suas próprias respostas dentro do jogo.
A equipe emprega contrastes marcantes na iluminação e paletas de cores vibrantes, visando imergir os jogadores em uma experiência que une realismo com surrealismo. A inspiração vem de jogos da Remedy (Alan Wake, Control) e da natureza abstrata da narrativa visual encontrada nas obras de David Lynch (Twin Peaks, Fire Walk With Me, Eraserhead), cuja arte influenciou o desenvolvimento do jogo, inspirando a homenagear e aprender com seus trabalhos. No centro da criação está a busca por uma qualidade experiencial única, algo assombrosamente belo que permanece mesmo após fechar os olhos, e um esforço para confundir as fronteiras entre realidade e ilusão.
O poder do PS5 Pro
Durante o desenvolvimento, a equipe teve a oportunidade de utilizar o kit PS5 Pro e aprimorar ainda mais os visuais e o desempenho do mundo criado. Veja os recursos que os jogadores do PS5 Pro podem esperar: Alguns jogadores estão decepcionados com jogos otimizados para PS5 Pro, mas a equipe de Karma parece empenhada em entregar uma experiência de alta qualidade.
Integração PSSR
O jogo aproveita ao máximo a tecnologia Spectral Super Resolution (PSSR) do PlayStation, oferecendo:
- Qualidade de imagem superior com técnicas avançadas de reconstrução
- Definição de borda e clareza de textura aprimoradas
- Sobrecarga mínima de desempenho, mantendo a fidelidade visual
- Melhor preservação de detalhes em movimento
Métricas de desempenho
Através de otimização cuidadosa, a equipe alcançou:
- Resolução 4K nativa (3840×2160)
- Desempenho sólido de 60 FPS
- Cadência de quadros consistente para jogabilidade suave
- Streaming de textura aprimorado utilizando a largura de banda de memória aumentada do PS5 Pro
Aprimoramentos visuais
A versão para PS5 Pro oferece:
- Filtragem de textura de maior qualidade
- Efeitos volumétricos aprimorados
- Renderização de distância aprimorada
- Estabilidade temporal superior
Infraestrutura técnica
A implementação aproveita ao máximo os recursos de hardware do PS5 Pro:
- Utilização otimizada de memória
- Processamento de shader aprimorado
- Streaming de ativos aprimorado
- Efeitos avançados de pós-processamento
Karma: The Dark World será lançado para PlayStation 5 em 27 de março. Para mais notícias sobre jogos para Playstation, confira o PlayStation State of Play de fevereiro de 2025.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.