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Armored Core: a saga dos mechas da FromSoftware chega ao PlayStation Plus

Relembre a história de Armored Core, clássico da FromSoftware, agora no PlayStation Plus.

A FromSoftware, conhecida desenvolvedora de jogos, é amplamente reconhecida por seus jogos de ação com temática de mechas. Entre eles, destaca-se Armored Core, título lançado originalmente para PlayStation e que deu origem a uma franquia com fãs dedicados por mais de duas décadas. Jogos com robôs gigantes como em Armored Core, também podem ser encontrados em Mecha Break: Jogo de batalha com robôs gigantes de desenvolvedora chinesa.

Com a chegada de Armored Core (1997), Armored Core: Project Phantasma e Armored Core: Master of Arena ao catálogo de clássicos do PlayStation Plus, é o momento ideal para relembrar a história dessa série. Para quem gosta de relembrar clássicos, Clássico do cinema, ‘O Exterminador do Futuro 2’ ganha versão em jogo 2D para PS4 e PS5

Armored Core é um jogo de robô gigantes lançado originalmente para PlayStation
Armored Core é um jogo de robô gigantes lançado originalmente para PlayStation (Imagem: Divulgação)

Armored Core | PlayStation | 1997

Armored Core nasceu da colaboração entre a FromSoftware e Shoji Kawamori, um dos maiores designers mecânicos de anime. No início do PlayStation original, a FromSoftware e Kawamori idealizaram um jogo sobre mechas personalizáveis. O conceito evoluiu para a possibilidade de acoplar peças modulares a uma unidade central, conhecida como Armored Core. A narrativa acompanha um futuro distópico onde a Terra foi devastada após a Grande Destruição, controlada por corporações, e os Ravens, pilotos mercenários de mechas que buscam poder e dinheiro.

Lançado no Japão e na América do Norte em 1997, e na Europa em 1998, Armored Core destacou-se pela personalização avançada, gerenciamento de recursos e progressão baseada em missões, além de um sistema de controle complexo que simulava a experiência de estar na cabine de um mecha customizado. A história ramificava-se de acordo com as missões escolhidas, incentivando múltiplas jogadas.

Armored Core estará disponível para assinantes PlayStation Plus Deluxe a partir de 18 de março.

Armored Core: Project Phantasma | PlayStation | 1998

O entusiasmo dos jogadores resultou em duas expansões para Armored Core. Project Phantasma, uma prequela focada na história do AC original, introduziu o popular modo Arena, onde jogadores duelam com mechas para subir de ranking e ganhar prêmios.

Armored Core: Project Phantasma estará disponível para assinantes PlayStation Plus Deluxe a partir de 18 de março.

Armored Core: Master of Arena | PlayStation | 1999

Master of Arena aprimorou o modo Arena, tornando-o o foco principal. Como sequência direta de Project Phantasma, permitia importar dados salvos dos jogos anteriores, preservando armas e personalizações. Os títulos originais de PlayStation foram a base para os lançamentos futuros, definindo recursos importantes da série. Kawamori manteve seu envolvimento, garantindo aos mechas de AC um visual único.

Armored Core: Master of Arena estará disponível para assinantes PlayStation Plus Deluxe a partir de 18 de março.

Armored Core 2 | PlayStation 2 | 2000

A FromSoftware foi uma das primeiras desenvolvedoras a explorar o potencial do PlayStation 2, lançando Armored Core 2 como um dos títulos de estreia do console na América do Norte em 2000. A história de AC2 se passa décadas após os eventos dos jogos originais, levando o Raven a um Marte terraformado em guerra civil. Além de melhorias gráficas, Armored Core 2 introduziu a mecânica Overboost, que permitia movimentos rápidos, mas consumia muita energia. Novas peças internas, de extensão e radiador ampliaram as opções de personalização.

Armored Core 2: Another Age, trouxe a história de volta à Terra, com mais de 100 novas missões. O lançamento japonês de AC2AA em 2001 foi notável por ser um dos primeiros jogos de PS2 a permitir partidas online com o adaptador de rede do console.

Armored Core 3 | PlayStation 2 | 2002

A série continuou no PS2 em 2002 com Armored Core 3, que não seguia a história dos jogos anteriores, mas mantinha um cenário similar: uma Terra devastada onde humanos vivem em enclaves subterrâneos chamados Layered, supervisionados por uma IA misteriosa chamada The Controller. As novidades na jogabilidade incluíam os Consorts, unidades aliadas que auxiliam em missões, e a possibilidade de remover armas durante a missão para reduzir peso e melhorar o desempenho. O modo Arena, ausente em AC2AA, retornou.

AC3 teve uma sequência, Armored Core 3: Silent Line, que apresentou uma nova ameaça na superfície da Terra. Essa história continuou em Armored Core: Nexus (2004), mas mudanças na jogabilidade impediram a importação de dados dos títulos anteriores de AC3. Duas sequências de Nexus, Nine Breaker e Last Raven, concluíram a história de AC3. Vários títulos desse ciclo também foram lançados para PSP.

Armored Core 4 | PlayStation 3 | 2006

Armored Core 4 levou o combate de mechas em alta definição ao PlayStation 3. A história foi reiniciada, com corporações dominando a vida na Terra e contratando mercenários. Os Armored Cores de nova geração, chamados NEXTs, apresentavam tecnologias aprimoradas como Primal Armor, opções de Boost e uma nova interface de piloto chamada Allegorical Manipulation System, tão avançada que apenas indivíduos com poderes psíquicos, conhecidos como Lynx, podiam usá-la.

AC4 reformulou o sistema de controle, tornando a experiência mais intuitiva para novatos e veteranos. O sistema de gerenciamento de calor foi removido e uma nova opção de movimento Quick Boost foi implementada, afetando o controle e a mobilidade do mecha. Visualmente, a alta fidelidade dos gráficos do PS3 permitiu detalhes nos ambientes, onde as ações de combate do mecha afetavam o cenário. Uma sequência direta, Armored Core for Answer, foi lançada em 2008, retomando a história uma década depois de AC4, narrando o conflito entre humanos e corporações que fugiram para cidades flutuantes chamadas Cradles e a força rebelde, ORCA.

Armored Core V | PlayStation 3 | 2012

Armored Core V foi lançado para PS3 no início de 2012, mostrando uma Terra devastada, com a população restante reunida em uma única cidade habitável governada por Father. O jogador se junta à Resistência como mercenário para desafiar a ditadura de Father.

A mudança para numerais romanos no título indicava mudanças na jogabilidade. AC5 adotou um estilo tático, reminiscente dos primeiros jogos de PlayStation. As unidades Armored Core eram menores, permitindo o uso de cobertura e ataques surpresa. As missões envolviam esquadrões de unidades AC, guiados por um operador. Novas Overed Weapons ofereciam poder, mas com desvantagens, enquanto o modo Scan permitia analisar inimigos e conservar recursos.

Armored Core: Verdict Day (2013) retomou a trama 100 anos após os eventos de AC5, colocando os jogadores em uma guerra entre três entidades pelo controle de Torres repletas de tecnologia. A jogabilidade focada em equipe foi aprimorada com a introdução de Armored Cores controlados por IA, chamados UNACs.

Armored Core VI: Fires of Rubicon | PlayStation 5 | 2023

Após dez anos, os fãs receberam Armored Core VI: Fires of Rubicon. O título marcou um retorno à forma para a série, atraindo novos jogadores para o gênero de combate com mechas. O sucesso e aclamação de AC6 indicam uma nova era para a franquia. 

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Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

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