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Stalker 2: Heart of Chornobyl recebe grande atualização com mais de 1.800 correções e melhorias

A GSC World lançou uma nova atualização para Stalker 2: Heart of Chornobyl, acompanhada de um extenso patch notes detalhando todas as mudanças e melhorias implementadas no jogo para PC, Xbox Series S e Xbox Series X. Esta atualização massiva traz mais de 1.800 correções e melhorias, abrangendo diversos aspectos do jogo.

Entre as novidades, destacam-se correções em missões principais, missões secundárias e problemas na progressão da história, além da resolução de travamentos e bugs. A atualização também introduz a primeira iteração das correções no sistema A-Life, responsável pela inteligência artificial dos personagens não jogáveis (NPCs).

Embora a GSC World não tenha divulgado o tamanho exato do arquivo da atualização, a empresa avisou que o patch é "enorme" e que o processo de download pode levar algum tempo. A magnitude da atualização não é surpresa, considerando o número expressivo de mudanças realizadas.

Confira os principais destaques do patch notes:

Correções no A-Life:

  • Corrigido o problema de NPCs surgindo atrás do jogador.
  • Aumentada a frequência de encontros com NPCs na Zona.
  • Expandida a distância na qual NPCs são visíveis para o jogador.
  • Resolvido o problema de otimização que impedia NPCs de existirem no modo Offline.
  • No modo Offline, NPCs agora avançam em direção aos seus objetivos ao longo do tempo.
  • Melhorias na navegação dos NPCs no modo Offline usando o GameGraph.
  • Corrigidos problemas de NPCs que não conseguiam encontrar seus objetivos.
  • Aprimorada a motivação dos NPCs para expandir territórios e atacar inimigos.
  • Resolvido o problema que resultava em menos NPCs do que o pretendido.
  • Ajustes nas ações contextuais para transições mais suaves entre os estados Offline e Online dos NPCs.
  • Grupos de exploração da Zona agora são mais diversos em termos de facções e tamanhos.
  • Corrigido o problema de NPCs humanos que não satisfaziam suas necessidades de comunicação.

Melhorias na IA:

  • Reduzido o número de invocações e aumentado o tempo entre os surgimentos de fantasmas de Pseudodog.
  • Corrigido um problema em que os zumbis tinham seus braços e pernas torcidos ao serem derrubados.
  • Resolvido um problema em que mutantes grandes se escondiam atrás de pequenas coberturas.
  • Corrigido um problema em que membros de mutantes se esticavam ao disparar armas automáticas.
  • Resolvido um problema com efeitos visuais de sangue após a morte de um Rato por granada.
  • Corrigido um problema em que os NPCs detectavam rapidamente o jogador quando este estava agachado.
  • Corrigido um problema em que os NPCs entravam nas portas sem abri-las.
  • Resolvido um problema em que o controlador podia assumir o controle de NPCs da história principal.
  • Corrigido um problema em que Quimeras tentavam entrar em passagens estreitas.
  • Corrigido um problema em que NPCs se teletransportavam para áreas restritas.
  • Corrigido um problema em que mutantes em cobertura não mudavam de posição ao receber dano.
  • Melhorados os efeitos visuais da habilidade telepática do Burer.
  • Ajustes no comportamento de combate de NPCs ao atirar de coberturas.
  • Corrigida a animação do Burer ao arremessar objetos.
  • Corrigidos problemas com NPCs ficando ociosos e se recusando a iniciar diálogos de missões.
  • Corrigido um problema em que mutantes continuavam a atacar zumbis derrubados.
  • Corrigido um problema em que NPCs ficavam presos na animação de mira.
  • Corrigido um problema em que a animação de morte era repetida para NPCs ressuscitados como zumbis.
  • Corrigido um problema em que NPCs neutros permaneciam neutros após serem atacados pelo jogador.
  • Corrigido um problema com braços quebrados de NPCs ao atirar.
  • Melhorada a experiência de combate e a navegação de NPCs em grandes lutas.
  • Corrigido um problema em que o jogador podia matar a Quimera com a ajuda da anomalia carrossel.
  • Corrigido um problema em que NPCs atravessavam objetos ao atirar de coberturas.
  • Melhorias no comportamento pacífico de NPCs.
  • Corrigido um problema em que NPCs não paravam de lutar no início da emissão.
  • Corrigido um problema em que alguns mutantes não conseguiam pular obstáculos.
  • Corrigido um problema em que NPCs ficavam presos após o fim da emissão.
  • Corrigido o comportamento de bandidos após o fim da emissão durante a missão Bullseye.
  • Corrigido um problema em que NPCs podiam se teletransportar se não conseguiam traçar uma rota.
  • Corrigido um problema em que NPCs paravam de conversar após carregar um salvamento.
  • Corrigido um problema em que corpos de mutantes eram arremessados a longas distâncias.

Ajustes de Balanceamento:

  • Aumentadas as recompensas para várias missões.
  • Corrigido problema em que artefatos com efeito de Proteção Física davam o efeito máximo.
  • Alterado o valor do artefato “Peixe Dourado” para 14000 cupons.
  • Corrigido problema que permitia ao jogador ter cupons infinitos ao vender e recomprar consumíveis.
  • Corrigido o exploit de dinheiro infinito ao dividir uma pilha de armas nas janelas de venda.
  • Corrigido problema em que NPCs podiam nascer mortos com carregadores cheios.
  • Aumentado o tempo de recarga das habilidades do Snork em 30%.
  • Aumentado o dano do rifle Gauss.
  • Aumentada a dificuldade da luta com Korshunov.
  • Recalculadas as recompensas das missões da Harpia.
  • Corrigida a morte instantânea do jogador após atingir o limite máximo de radiação.
  • Corrigido o problema em que Poltergeist e Burer não causavam dano com objetos arremessados.
  • Removido o escopo POS 8x do sortimento de vários comerciantes.
  • Ajustado o dano de campos PSY.

Correções de Travamentos, Desempenho e Otimização:

  • Implementadas melhorias nas zonas mortas e curvas para o movimento com gamepad.
  • Melhorias de desempenho em áreas populosas do mapa.
  • Corrigidas quedas de desempenho em placas de vídeo NVIDIA RTX 3000.
  • Corrigido problema com o jogo congelando ao sair de um túnel durante a missão A Luz no Fim do Túnel.
  • Corrigido problema com o controle Razer Kishi Ultra não funcionando via Bluetooth ou cabo.
  • Corrigido problema com o controle MSI Force Pro Wireless não funcionando via Bluetooth.
  • Corrigido problema com o controle Xbox X/S não funcionando via Bluetooth.
  • Melhorias na entrada do controle.
  • Corrigidos artefatos visuais na interface com DLSS ativado.
  • Corrigido problema com edifícios desaparecendo da câmera do jogador na fábrica.
  • Corrigido problema com edifícios surgindo repentinamente na visão do jogador.
  • Corrigidas quedas de fps causadas por grandes quantidades de partículas de água.
  • Corrigidas quedas de fps durante a interação com corpos em águas rasas.
  • Corrigidos vários travamentos EXCEPTION_ACCESS_VIOLATION.
  • Corrigidos vários erros fatais e falhas de asserção.

Cutscenes:

  • Melhorias em animações faciais e dublagem em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com quadros ausentes em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com NPCs ausentes em várias cutscenes.
  • Corrigido problema em que personagens principais e NPCs tinham comportamentos ociosos ou partes do corpo/equipamento soltas.
  • Corrigido problema com legendas ausentes em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com feedback tátil ausente em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com a cutscene final não sendo reproduzida na missão O Brilho Eterno.
  • Corrigido problema em que a cutscene no final da missão De Volta à Escória não era iniciada.
  • Corrigido problema com Nimble invisível durante a cutscene da missão Em Busca de um Guia.
  • Corrigido problema em que o jogador podia morrer durante a cutscene da missão O Último Passo.

Objetos Interativos:

  • Corrigido problema com o elevador no laboratório X11 fechado após carregar o jogo durante a missão Pensamento Ilusório.
  • Corrigida a física de caixas de munição e lâmpadas quebradas.
  • Corrigidos problemas com NPCs presos em portas em diferentes locais.
  • Corrigido problema em que sons de escadas podiam entrar em loop.
  • Corrigido o som ao interagir com um corpo morto.
  • Corrigido problema em que NPCs tocando em portas causavam tremores.
  • Ajustada a distância das dicas de interação para saques e corpos.
  • Corrigido o prompt de interação para curar ativo quando o jogador não tinha kit médico.
  • Corrigido problema em que alguns consumíveis não eram interativos.

Missões Principais e Progressão da História:

  • Mais de 15 correções na missão No Limite, incluindo problemas com Hamster e Ricochet morrendo, Slavko, o Farmacêutico não curando, Monolithianos e mutantes entrando no abrigo do Hamster, e outros.
  • Múltiplas correções na missão Um Pequeno Incidente, incluindo problemas com o estágio do diário “Pergunte a Richter” sendo cancelado e erro com marcadores enganosos.
  • Múltiplas correções na missão Visões da Verdade, onde Scar pode não aparecer ao carregar um salvamento antigo, e outros problemas.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia iniciar diálogo com Richter após derrotar o esquadrão Monolith na missão O Último Desejo.
  • Corrigido problema em que o jogador podia travar ao ferir Richter e torná-lo hostil durante O Último Desejo.
  • Corrigido problema em que o clone de Faust saía do seu lugar na varanda durante o Assalto a Duga.
  • Corrigido problema com Faust ficando preso durante a luta contra o chefe no Assalto a Duga.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia ajudar o soldado cercado por Monolithianos durante Apenas como nos Velhos Tempos.
  • Corrigido problema com Lodochka estando morta no acampamento de Quiet durante Apenas como nos Velhos Tempos.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia progredir na missão Matéria Sutil ao saquear itens antes da missão.
  • Corrigido problema com Regenerador ausente durante Um Ato de Misericórdia.
  • Corrigido problema com o elevador nos Laboratórios X-11 fechado durante Pensamento Ilusório.
  • Corrigido problema em que o jogador podia ficar preso na Ventilação durante Pensamento Ilusório.
  • Corrigido problema com Nightingale não dando o diálogo após matar cães cegos em Combate Canino.
  • Corrigido problema em que era impossível iniciar diálogo com Strider durante Na Pista Certa.
  • Corrigido problema com A Sign of Hope não estando disponível após concluir Na Pista Certa.
  • Corrigido problema com o Prof. Lodochka ausente durante ou após a emissão em A Sign of Hope.
  • Corrigido problema com guardas Ward infinitos na Fábrica Química durante Fuga da Jaula.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia explorar o estágio da estação eco.
  • Corrigido o caminho furtivo para Roosevelt durante Rei da Colina.
  • Corrigido problema com controles e movimentos horizontais da câmera desativados após carregar um salvamento.
  • Corrigido problema de tela preta não pulável após a cutscene final da missão Ida e Volta.
  • Corrigido problema com ausência da cutscene de introdução em Ida e Volta.
  • Corrigido problema em que o objetivo Fale com Warlock sobre Hamster não era concluído ao matar o Hamster antes de falar com Gaffer durante Na Fogueira.
  • Corrigido problema com a missão Caos de Bandidos ativa ao devolver carga para Huron.
  • Corrigido problema com o corpo de Bayun desaparecendo ao ser morto durante a invocação.
  • Corrigido problema em que Jumper e Bluish ficavam hostis após atacar o esquadrão de Hog durante Troca de Turno.
  • Corrigido problema em que usuários acessavam áreas não intencionais na Fortaleza Vermelha.
  • Adicionadas armaduras com proteção psi para o objetivo Obter Armadura Psi.
  • Corrigido problema com zumbis parados nas estações de bombeamento em Pântanos durante Ad astra per aspera.
  • Corrigido problema com Monolithianos na Enfermaria durante Felicidade para Todos.
  • Corrigido problema em que Respostas têm um Preço não progredia após bandidos no Depósito serem mortos após emissão.
  • Corrigido problema com o PDA de Scar faltando após a luta contra o chefe.
  • Corrigido problema em que Tempos Sombrios não era concluída após falar com Arkhyp Lichen durante a Emissão.
  • Corrigido problema em que NPC Monolith podia surgir na garagem fechada durante A Fronteira.
  • Corrigido problema em que Korshunov podia desaparecer durante a luta contra o chefe.
  • Corrigido problema em que Scar não morria após destruir o último monitor.
  • Corrigido problema em que Korshunov podia sumir ao se aproximar do local da missão Respostas Têm um Preço durante uma Emissão.

Missões Secundárias e Encontros no Mundo Aberto:

  • Corrigido problema em que o jogador podia matar espectadores durante lutas na Arena em Rostok.
  • Corrigido problema em que inimigos saíam da Arena durante a emissão no meio da missão O Coliseu da Liberdade.
  • Balanceamento melhorado para lutas na Arena em Rostok.
  • Corrigido problema em que o guia no Centro Cultural do Palácio Energético podia ser usado após o ponto de não retorno na missão Lá Embaixo.
  • Corrigido problema com as missões de Warlock não sendo concluídas após o Sinal.
  • Ajustado quando o Pseudogigante aparece após Vadyk Firecracker tocar a melodia.
  • Corrigidas situações em que NPCs matavam Seryoga Root, Senya Noose e Haryk Jacket.
  • Corrigido NPC bloqueando a passagem em algumas áreas do Bar 100 Rads.
  • Corrigida a reputação do técnico Ward.
  • Corrigido problema em que encontros com Monolithianos não começavam após concluir Em Busca de Glória Passada por Spark.
  • Corrigido problema em que a arma Mytryk Genius permanecia como item de missão após matar o NPC.
  • Corrigido problema em que NPCs da Vila dos Novatos estavam ausentes após As Lendas da Zona.
  • Corrigido problema em que usuários permaneciam presos no Laboratório Lodochka.
  • Desativado o surgimento de Monolithianos antes da ativação de Wish Granter na SIRCAA.
  • Corrigido problema em que o encontro com um Stalker pedindo não começava após o retorno dos Monolithianos.
  • Corrigidos problemas no diálogo com NPCs na Fábrica Química.
  • Corrigido problema em que Kirya era teletransportado do jogador.
  • Corrigido problema que podia travar o jogo durante o diálogo na missão Uma Questão de Honra.
  • Corrigido problema em que o jogador não encontrava o Prof. Zaretskyi após o fim da missão Tudo o que Resta.
  • Corrigido problema em que o NPC Crest podia sumir durante a missão O Som da Música.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia progredir nas missões de Warlock após o fim de No Limite.

Direção do Mundo Aberto, Exploração e Experiência na Zona:

  • Corrigido problema em que a Bola de Raios ficava presa durante o movimento na vila de Opachychi.
  • Corrigido problema em que artefatos não apareciam em anomalias de arco.
  • Física de corpos mortos aprimorada.
  • Corrigido problema em que o equipamento do jogador era danificado ao se agachar.
  • Corrigido problema de corpos desaparecendo.
  • Corrigida textura esticada em algumas árvores.
  • Corrigido problema com nuvem tóxica.
  • Corrigido problema com enxames de ratos surgindo acima da caverna na arqui-anomalia Mist.
  • Corrigido problema em que personagens ficavam molhados em espaços secos após carregar.
  • Corrigido problema com mudanças bruscas de clima de manhã e à noite.
  • Corrigido problema em que a anomalia Wandering Lights não gerava sempre seu artefato.
  • Corrigido problema com a arqui-anomalia Bulba às vezes não aparecendo.
  • Corrigido problema com corpos não saqueáveis na fronteira entre Cordon e a Zona Inferior.
  • Corrigido problema em que o jogador não alcançava um artefato.
  • Aumentada a distância dos latidos de combate.
  • Corrigido problema em que NPCs ficavam presos em portas.
  • Corrigido problema em que NPCs surgiam presos em superfícies isoladas.
  • Melhorados os efeitos visuais de penetração de balas.
  • Melhorada a simulação de tecido em corpos de NPCs.
  • Corrigido problema com adesivos de sangue.
  • Corrigido problema em que áreas distantes do ambiente pareciam muito brilhantes à noite.
  • Corrigido problema em que a animação de despertar de zumbis reiniciava toda vez que o jogador olhava para o outro lado.
  • Corrigido problema em que emissões iniciavam durante cutscenes.
  • Corrigido problema em que escavadores não paravam de ser agressivos após o fim do combate.

Ajustes no Equipamento e Estado do Jogador:

  • Corrigido problema em que capacetes não tinham proteção PSI e Rad.
  • Corrigido problema em que armaduras “SSP-100 Discovery” e “SSP-99 Ecologist” não tinham proteção PSI.
  • Corrigido problema em que jogadores não podiam instalar melhoria de recipiente de chumbo no traje PSZ-5V Guardião da Liberdade.
  • Fumaça atenuada em tiros com silenciador.
  • Corrigido braço quebrado durante fixação de carregador em metralhadora.
  • Corrigida a visibilidade da bala no carregador.
  • Adicionado som de respingo para parafusos atingindo a água.
  • Corrigido problema em que cápsulas vazias eram ejetadas em vez de balas ao descarregar após mudar o tipo de munição.
  • Melhorada a interrupção para sequências de animação ao recarregar e usar consumíveis.
  • Corrigido problema com som de impacto de parafusos ao arremessar à longa distância.
  • Ajustes na aparência de miras de rifles.
  • Corrigido problema com itens não sendo consumidos ao usar teclas de atalho.
  • Corrigido problema em que melhorias de armas principais eram aplicadas a módulos.
  • Ajustes em animações de armas travadas.
  • Corrigido problema em que o jogador podia equipar o detector com a arma primária simultaneamente.
  • Causa da morte exibida corretamente na tela de morte.
  • Corrigido problema em que o jogador entrava em paredes ao realizar mortes furtivas.
  • Corrigido problema com partículas VFX para fantasmas psi faltando.
  • Corrigido problema que podia causar perda de controles após tocar violão.
  • Corrigido problema em que o jogador podia ter capacidade de carga ilimitada ao melhorar armaduras não equipadas.
  • Corrigido problema em que o jogador podia ter resistência ilimitada ao iniciar diálogo agachado.

Orientação do Jogador, Configurações e Menus do Jogo:

  • Tutoriais do jogo atualizados para melhorar a experiência de novos usuários.
  • Corrigido problema em que o jogador se aproximava de locais de missão e armas surgiam e equipavam aleatoriamente na mão.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia trocar as posições de armas comparadas ao negociar.
  • Habilitadas melhorias para o traje X7.
  • Adicionada a possibilidade de reverter o desencaixe de módulos pré-instalados no menu de Melhorias.
  • Adicionados marcadores exclusivos para mutantes com coleiras eletrônicas.
  • Reestruturada a interface de notificações de itens recebidos.
  • Descrições de melhorias de armaduras atualizadas.
  • Corrigidos problemas em que marcadores de missão sumiam após NPCs se tornarem hostis.
  • Removida a capacidade de negociar com NPCs na base da Maré.
  • Reformulados elementos de interface no menu de Melhorias do PDA.
  • Redesenho de ícones no menu do PDA.
  • Corrigido problema em que a árvore de melhoria mudava de direção ao trocar de armas.
  • Corrigida a animação de mudança de munição ausente.
  • Corrigido o aparecimento da indicação de ameaça após fechar o menu principal.
  • Corrigido som de rolagem do mouse ausente no PDA.
  • Corrigido problema em que a opção de dispositivo de saída era redefinida após reiniciar o jogo.
  • Corrigido problema com tela preta após carregar um arquivo salvo.
  • Removida janela pop-up redundante ao redefinir configurações.
  • Configurações de qualidade de upscaling traduzidas.
  • Cor do marcador de esconderijos alterada para violeta.
  • Corrigido problema em que técnicos não conseguiam instalar melhorias de armaduras.
  • Corrigido problema em que a armadura SSP-100 Discovery não podia ser melhorada.
  • Corrigido problema em que consumíveis não podiam ser aplicados por meio de atalhos.
  • Corrigido problema em que a mira não aparecia após recarregar.
  • Corrigido problema de rolagem dentro de notas no PDA.
  • Corrigido problema em que o usuário se movia lentamente e não conseguia correr após carregar um salvamento.
  • Corrigido problema com a opção “Ponto Branco HDR”.

Conquistas:

  • Corrigido o problema em que a conquista “Os Quatro Ventos” não podia ser recebida.
  • Corrigido o problema em que a conquista “Bingo” não podia ser recebida.
  • Corrigido o problema em que os jogadores não conseguiam desbloquear conquistas na loja EGS.

Saves:

  • Corrigido o problema em que o jogador não conseguia carregar saves existentes.
  • Corrigido o problema com arquivos salvos faltando após a reinicialização do PC/Xbox.

Outras Melhorias:

  • Mais de 15 atualizações de localização e dublagem.
  • Mais de 40 ajustes de áudio e volume de vários tipos.
  • Mais de 20 melhorias na aparência de personagens e NPCs.
  • Mais de 500 correções para folhagem, cintilação de textura, erros em malhas de navegação, colisões, erros de posicionamento de objetos, ações contextuais, correções relacionadas a VFX, objetos não destrutíveis.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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