Denzel Washington, em entrevista ao podcast Variety Awards Circuit, revelou acidentalmente sua participação em Pantera Negra 3, da Marvel, e posteriormente ligou para o diretor Ryan Coogler para se desculpar. A revelação inicial aconteceu durante a divulgação de Gladiador 2, no programa Today da Austrália, onde Washington listou seus projetos futuros, incluindo o filme da Marvel.
“Liguei para ele outro dia. Esqueci o motivo — não, liguei para me desculpar”, admitiu Washington. “É verdade. Liguei para ele. Disse: ‘Me desculpe, cara.’ Ele disse: ‘Não, cara, tudo bem.’ Fiz uma chamada de vídeo, e ali ao lado dele estava a esposa dele. Eles estavam editando. Estavam relaxando.” Além de revelar seu papel em Pantera Negra 3, com Coogler escrevendo um papel para ele, Washington mencionou planos para duas adaptações de Shakespeare e anunciou sua intenção de se aposentar da atuação.
A notícia surpreendeu os fãs da Marvel, especialmente porque o estúdio ainda não confirmou oficialmente o terceiro filme da saga de Wakanda. A participação de Washington representaria uma ligação poética com a franquia – ele já havia financiado os estudos de atuação do falecido Chadwick Boseman, que declarou na cerimônia do Prêmio AFI Life Achievement Award de 2019: “Todo o meu elenco está sobre seus ombros. As batalhas diárias vencidas, os mil territórios conquistados, os muitos sacrifícios que você fez pela cultura em sets de filmagem ao longo de sua carreira, as coisas que você se recusou a comprometer ao longo do caminho, são os planos para nós seguirmos.”
Apesar do anúncio antecipado, o relacionamento entre Washington e Coogler parece intacto. O ator imitou brincalhonamente o estilo de comunicação de Coogler no podcast Variety: “Eu amo Ryan, porque ele é assim, ele não diz as coisas. ‘Você sabe o que eu estou dizendo? Tipo, você sabe o que eu estou dizendo?’ Bem, pelo menos é assim que ele fala comigo… Eu digo: ‘Não, eu não sei o que você está dizendo, Ryan, diga!’”
O entusiasmo de Washington pelo projeto transparece em seus comentários sinceros: “Cara, você está brincando? Só escreve! Seja o que for que você escrever, eu farei”, ele lembrou ter dito a Coogler. O papel representa uma das últimas aparições de Washington nas telas, já que o ator de 69 anos indicou que está se aproximando da aposentadoria, embora “não amanhã”, como brincou, acrescentando “Nós todos estamos nos aposentando”.
A franquia Pantera Negra, conhecida por reunir talentos poderosos como Angela Bassett, Michael B. Jordan e Forest Whitaker, marcaria a estreia de Washington no Universo Cinematográfico Marvel. Embora os detalhes sobre seu personagem permaneçam em segredo – até mesmo para o próprio Washington – sua adição ao elenco continua a tradição da série de contratar os artistas mais distintos de Hollywood.
Enquanto a especulação dos fãs aumenta e artistas digitais inundam as redes sociais com modelos de Washington em vários papéis de Wakanda, o ator mantém um silêncio respeitoso sobre mais detalhes. O roteiro ainda está em desenvolvimento, sem cronograma de produção oficial anunciado pela Marvel Studios. A agenda futura de Washington inclui o filme biográfico de Hannibal, da Netflix, dirigido por Antoine Fuqua; uma temporada na Broadway como Otelo ao lado de Jake Gyllenhaal em fevereiro de 2025; e um projeto não divulgado com Steve McQueen.
“Para mim, são os cineastas”, explicou Washington à Variety. “Especialmente neste ponto da minha carreira, estou interessado apenas em trabalhar com os melhores. Não sei quantos filmes mais vou fazer. Provavelmente não são muitos. Quero fazer coisas que eu não fiz.”
Por enquanto, parece que o lendário ator aprendeu a lição sobre os protocolos de sigilo da Marvel, embora sua revelação acidental tenha apenas aumentado a expectativa para o que promete ser outro capítulo inovador na franquia Pantera Negra. A expectativa é grande, principalmente após o sucesso do primeiro filme e o impacto da perda de Chadwick Boseman. O lançamento de Pantera Negra 3 será um marco importante para a Marvel, e a presença de Denzel Washington adiciona ainda mais peso à produção.
Por outro lado, o filme Kraven, o Caçador, da Sony, tem recebido críticas negativas, principalmente sobre os efeitos especiais e a representação do personagem Rhino. Muitos fãs compararam o visual do personagem com o do vilão Ivan Ooze dos Power Rangers, e outros criticaram a falta de fidelidade ao visual dos quadrinhos, comparando-o desfavoravelmente à versão do jogo Spider-Man para Playstation 4. Embora algumas pessoas tenham elogiado o visual mais “mutante” em relação à versão robótica de O Espetacular Homem-Aranha 2, a maioria das opiniões foram negativas, com críticas à escala e ao design do personagem. A repercussão negativa pode impactar o futuro do universo Spider-Man da Sony, como aponta esta análise sobre o Fraco desempenho de Kraven, o Caçador, afeta o futuro do Universo Spider-Man da Sony.
Apesar de a Sony ter tentado aproximar o visual do Rhino dos quadrinhos, o desafio de criar uma representação realista do personagem parece não ter sido superado, levando a mais críticas sobre os efeitos especiais dos filmes derivados do Homem-Aranha da Sony. Kraven, o Caçador já está em cartaz nos cinemas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.