Esportes

Injustiçado? Vini Jr fica fora do top-11 da UEFA

Divulgada pela UEFA nesta quinta-feira (17), a lista dos melhores jogadores da temporada 2022/2023 despertou uma angústia em muitos torcedores, especialmente os brasileiros. Atualmente o principal destaque do Real Madrid e da Seleção Brasileira, Vinicius Junior esteve fora do top-11.

Certo, que o seu desempenho como atacante na Seleção esteve abaixo do esperado e que o Real Madrid foi eliminado na semifinal da UEFA. Contudo, as atuações de Vini Jr pelos Merengues tem sido muito acima da média.

É compreensível que o título de Lionel Messi com a Argentina e que a primeira conquista da Champions de Kevin de Bruyne e Erling Haaland tenham garantido seus lugares no Top-3. Apesar disso, não ver o melhor jogador Brasileiro na atualidade beliscar nem um lugar entre os 11 melhores é de fato frustrante.

Confira outros nomes na lista:

  1. İlkay Gündoğan – Alemanha e Manchester City (hoje no Barcelona)
  2. Rodri – Espanha e Manchester City
  3. Kylian Mbappé – França e PSG
  4. Luka Modrić – Croácia e Real Madrid
  5. Marcelo Brozović – Croácia e Inter (hoje no Al Nassr)
  6. Declan Rice – Inglaterra e West Ham (hoje no Arsenal)
  7. Alexis Mac Allister – Argentina e Brighton (hoje no Liverpool)
  8. Jesús Navas – Espanha e Sevilha

Ranking coletivo ou individual?

Apesar do futebol ser um esporte coletivo, muito das suas premiações dizem respeito ao desempenho individual dos atletas. Pensando nisso, faz sentido a lista dispor de nomes que não tiveram uma temporada individual tão positiva quanto o jogador Brasileiro, embora sejam peças importantes do coletivo? E pensando nesse sentido, seria esse o motivo pelo qual Vini Jr ficaria fora do ranking? Vale a reflexão.

Quem escolhe os jogadores?

Para integrar a lista primeiro são selecionados um grupo de 11 jogadores. Um conjunto de técnicos da UEFA avalia o desempenho pelas seleções e clubes durante a temporada.

Uma vez selecionados os 11 nomes, estes passam por um júri formado por treinadores de clubes e seleções. Além disso, participam dessa avaliação jornalistas escolhidos pela European Sports Media (ESM).

Desse modo, esse corpo avaliador vota escolhendo os três melhores dentro os 11. O sistema de pontuação é simples, o primeiro leva cinco pontos, o segundo três e o terceiro apenas um. Assim, ao somar todos os pontos, se tem o ranking de jogadores da UEFA. Vale lembrar que como parte do critério, técnicos não podem votar em seus jogadores.

Agora o prêmio está entre Messi, De Bruyne e Haaland e o grande vencedor será conhecido em 31 de agosto. A divulgação ocorrerá durante o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, que ocorrerá em Fórum Grimaldi, em Mônaco, na França.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.