EsporteBrasileiro

Deyverson, quem é o “Menino Maluquinho” do futebol brasileiro

Da série C do Campeonato Carioca a herói da Libertadores. Confira memes, gols, curiosidade e mais do irreverente atacante brasileiro.

Chame-o de Deyverson, Dayvinho ou Menino Maluquinho, não importa, nos últimos anos do futebol brasileiro não há outro personagem como ele. O atacante que atua no Cuiabá, que ama o Palmeiras e é vascaíno de nascença, já se tornou um dos ícones da história recente do nosso futebol.

Na noite desta segunda-feira (22), Deyverson foi protagonista mais uma vez. No jogo entre Cruzeiro e Cuiabá, o centroavante, que não marcava gols nos últimos nove jogos, voltou a se encontrar com a redes marcando de cabeça aos 37′ do primeiro tempo e garantindo a vitória do Cuiabá.

Mas o gol foi apenas um dos feitos do icônico jogador na partida. Dessa forma, após ser hostilizado pela torcida rival, o atacante saiu aplaudido e até entregou a camisa do jogo a um torcedor cruzeirense. Do mesmo modo, a entrevista na beira de campo também foi um ponto alto, o jogador que usou o punho cerrado ainda durante o hino, afirmou que ação era dedicada ao craque Vinícius Júnior que vem enfrentando recorrente casos de racismo na La Liga.

Muita força pra ele, que Deus abençoe ele. Está fazendo um grande campeonato pelo Real Madrid. É um cara que tenho grande carinho. Racismo é uma coisa muito feia, não tem que existir. Muita força ao Vinícius Junior“, destacou.

Assim, como líder em campo, o jogador também pediu calma a equipe do Dourado para conquistarem a vitória. Ao passo que o resultado deu ao time um alívio. Dessa forma, antes na 18º posição, agora o Cuiabá é o 14º, empurrando Vasco, Corinthians, Goiás e Internacional para baixo na tabela.

Deyverson, gols, memes, resenhas e mais

Carreira na Europa

Apesar de ter começado sua carreira profissional no Grêmio Mangaratibense, na série C do Campeonato Carioca, foi na Europa que Deyverson começou a chamar a atenção. Assim, dos 81 gols reconhecidos pelo Transfermarkt (não considerados 18 pelo time carioca) em sua carreira, 40 foram no velho continente. Incluindo gols contra o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e o Barcelona do trio MSN, quando atuou pelo Levante UD e Deportivo Alavés entre 2015 e 2017.

Deyverson comemora seu gol contra o Real Madrid e provoca CR7 (Foto: AP)

Campeão do Brasileirão 2018

O Palmeiras é certamente o ponto mais alto da carreira de Deyvinho até aqui, o carismático jogador defendeu o clube entre 2017 até 2022. Contudo, durante sua passagem o jogador foi emprestado duas vezes em 2020 e 2021.

Apesar disso, na primeira passagem pelo alviverde, o atacante marcou 23 gols e foi peça fundamental na conquista do título do Campeonato Brasileiro de 2018. Foi nesse ano que o jogador, que já ganhava fama de simulador e encrenqueiro, declarou que seu comportamento era devido a um “chip que soltava em sua cabeça“.

Herói da Libertadores

Em 2021, pelo Palmeiras, o atacante entrou para a história do alviverde mais uma vez. Após roubar a bola do meia Andreas Pereira, Deyverson conseguiu marcar o gol que daria o título de Tricampeão da Libertadores ao Palmeiras diante do Flamengo.

Gol de Deyverson contra o Flamengo na Final da Copa Libertadores da América de 2021 – Imagem: EITAN ABRAMOVICH / AFP

Ainda na partida, outro lance ficaria na história do jogador. Após ser tocado pelo árbitro Néstor Pitana, o atacante se jogou. O lance inusitado é um dos mais lembrados da final, junto ao gol do título.

O último jogo do atacante pelo Palmeiras também teria sua assinatura. Após entrar aos 22′ do segundo tempo contra o Red Bull Bragantino, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 2022, Deyvinho marcou de pênalti aos 37′ e foi expulso de campo aos 39′.

Cuiabá

No Cuiabá desde 2022, o atacante já marcou 12 gols e colecionou situações inusitadas. Em janeiro deste ano, o jogador chegou a ser multado pelo clube após publicar um vídeo em suas redes sociais comemorando o título do Palmeiras na Supercopa e provocante o Flamengo.

Após o corrido, o jogador ainda continuou a publicar vídeos com teor provocativo contra rivais. Contudo, sem novas sanções do clube.

Todavia, dentro de campo o atleta vem sendo importante para a equipe do Dourado e foi exaltado pelo novo técnico António Oliveira. Deyverson também foi decisivo para a conquista do Tricampeonato Mato-grossense de 2023.

Por fim, Deyverson certamente não é um craque da bola e na verdade, também não precisa ser. Jogadores como ele, entram para a história no futebol brasileiro justamente por serem quem são. Provocadores, irreverentes, carismáticos e alegres como o futebol brasileiro deve ser. Ou seja, um “Menino Maluquinho”.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo