DestaquesSÉRIE A

Brasileirão 2023: Confira os clubes que mais atraíram público na temporada

Destacado como um dos campeonatos mais difíceis do mundo, pela quantidade de clubes que brigam pelo título, o Brasileirão tem sido sucesso também de público. Diante dos programas de incentivo aos sócios torcedores na compra de ingressos, a competição tem registrado recordes desde o primeiro turno.

Atualmente liderado pelo Palmeiras, o Brasileirão 2023 chega à reta final com seis clubes ainda brigando pelo título. A emoção da disputa também tem sido um fator para ampliar a presença de público nas arenas.

Neste cenário, o Brasileirão bateu ao final de outubro a sua melhor média histórica de público, com mais de 7 milhões de torcedores que já marcaram presença nas partidas da atual edição. Prometendo pegar fogo, as últimas rodadas da competição podem elevar ainda mais a média, que já é de 27,9 mil torcedores por partida.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito histórico, a última maior marca que a competição tinha alcançado era de 22,9 mil, na edição do Brasileirão de 1983, há exatos 40 anos.

Os recordistas de público do Brasileirão

Maior clube brasileiro em termos de torcida, o Flamengo lidera atualmente o ranking de público no Brasileirão. Com a melhor média (53.793), o Rubro-Negro já levou ao Maracanã quase um milhão de adeptos (860.690), somados os públicos pagantes dos seus 16 jogos como mandante até aqui.

Atrás do Flamengo, São Paulo (44.784), Corinthians (38.225), Bahia (36.449) e Palmeiras (33.557), formam o Top 5 das melhores médias de público da competição. Os maiores clubes em termos de público também deveriam ser aqueles que mais lucram com suas torcidas, mas na prática a logística pode ser um pouco diferente.

Com melhor média de público da Competição, o Flamengo, com ingressos custando em média R$ 67,14, cai para a terceira posição geral em relação a renda líquida advinda da presença de público. Nesse sentido, o São Paulo, com ingressos custando em média R$ 57,49, é quem domina considerando apenas a renda líquida da venda de ingressos.

A disparidade advém da diferença entre os custos por torcedor e o valor dos ingressos cobrados. Enquanto os cariocas aproveitam em média apenas 44.37% do valor cobrado por ingresso, os paulistas conseguem obter uma proporção melhor, cerca de 73.96%. O líder neste quesito é o Grêmio, com 76.33% em média de retorno líquido por ingresso.

Claro que a relação entre o lucro de um clube com o seu torcedor envolve outras contas para além do custo do ingresso ou quanto deste é revertido. De todo modo, o líder em termos de renda bruta ainda é o Mengão, com R$ 57.789.736,50 em receitas de ingressos.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo