Um novo acidente fatal marcou o fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto de motovelocidade João Eloi, de 57 anos, morreu após uma queda durante a nona etapa da categoria SuperSport 400cc Escola do Superbike Brasil, na noite de sábado (30).
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Eloi caiu e colidiu com o muro de proteção do autódromo. O boletim de ocorrência foi registrado no 101° Distrito Policial, no Jardim das Imbuias. A nota oficial do Superbike Brasil afirma: “Apesar do pronto atendimento realizado pela equipe de resgate do campeonato, em ambulância UTI [Unidade de Terapia Intensiva], seguido pelo rápido encaminhamento para a sala de emergência do autódromo, João acabou falecendo ainda no ambulatório”.
Apesar da tragédia, a organização do Superbike Brasil informou ter se colocado à disposição da família de Eloi e que a competição continuou no domingo (1º). A declaração oficial também menciona que “todos da equipe do campeonato estão consternados com o acontecimento”.
Essa foi a sétima morte em acidentes de motovelocidade em Interlagos nos últimos sete anos, sendo a segunda em 2024. Em junho, o argentino Lorenzo Somaschini, de apenas nove anos, faleceu após um acidente em treino livre da Honda Junior Cup, também parte do Superbike Brasil. Outros acidentes fatais envolvendo os pilotos Matheus Barbosa (2020), Maurício Paludete e Danilo Berto (ambos em 2019) também ocorreram no autódromo. Os acidentes de 2019 levaram a Prefeitura de São Paulo a suspender, por 60 dias, todas as competições de moto em Interlagos.
O Superbike Brasil, principal campeonato nacional da modalidade, vale ressaltar, teve sua chancela da Confederação Brasileira de Motovelocidade (CBM) retirada em março deste ano, embora isso não tenha impedido a realização da competição. A ausência de tal chancela não foi citada como fator relevante pela organização do evento, em seus comunicados.
A tragédia reabre o debate sobre a segurança em competições de motovelocidade em Interlagos. A reportagem tentou contato com a Prefeitura de São Paulo para obter informações sobre medidas de segurança no autódromo, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. Mais detalhes sobre as investigações sobre o acidente serão divulgados assim que disponíveis. Reportagem sobre o acidente com Lorenzo Somaschini e reportagem sobre o acidente com Matheus Barbosa oferecem mais contexto sobre acidentes anteriores.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.