Quatro jogadoras do River Plate, da Argentina, foram detidas em flagrante por injúria racial durante uma partida contra o Grêmio, em São Paulo, e tiveram suas prisões convertidas em preventivas nesta segunda-feira (23). A decisão judicial visa impedir que as atletas deixem o Brasil enquanto o caso é investigado. Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz foram transferidas para uma penitenciária na capital paulista.
A confusão que levou à detenção ocorreu na última sexta-feira (20), após o empate de 1 a 1 entre os times, no estádio do Canindé. A jogadora Candela Díaz teria feito gestos imitando um macaco em direção a um gandula da partida, conforme vídeos que circularam nas redes sociais. A atitude desencadeou uma reação imediata das jogadoras do Grêmio, que também alegaram ter sido alvo de insultos racistas, segundo nota de repúdio do clube gaúcho. A partida foi interrompida e seis jogadoras do River foram expulsas.
Em comunicado, o Grêmio expressou solidariedade ao gandula e às atletas que sofreram agressões racistas, afirmando que um boletim de ocorrência foi registrado e que buscará punição para as responsáveis. O clube declarou que, “ao defender o gandula, as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas”.
Em decorrência do incidente, o River Plate foi excluído da Ladies Cup e das duas próximas edições do torneio. A organização da competição classificou os acontecimentos como “lastimáveis” e também repudiou os insultos racistas. Em nota oficial, a organização reforçou seu posicionamento antirracista e reafirmou que não tolerará casos de tal natureza.
O River Plate também se manifestou, na sexta-feira (20), em nota oficial, condenando o ocorrido e informando que está tomando medidas disciplinares e trabalhando para erradicar esse tipo de comportamento. O clube declarou “o mais absoluto repúdio aos gestos discriminatórios”.
Após a final contra o Bahia, o Grêmio sagrou-se campeão da Ladies Cup, com a vitória decidida nos pênaltis, finalizando a temporada de 2024 com mais um título. O placar foi de 2 a 1, com as goleiras Vivi e Yanne se destacando com defesas importantes.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.