Esportes

Jogadoras do River Plate obtêm liberdade provisória após acusação de racismo em partida

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu, nesta sexta-feira (27), liberdade provisória a quatro jogadoras do time feminino do River Plate, que haviam sido presas em flagrante por injúria racial. A detenção ocorreu após um jogo contra o Grêmio, em São Paulo, na última sexta-feira (20).

De acordo com a decisão do juiz Fernando Oliveira Camargo, as atletas Camila Duarte, Juana Cángaro, Candela Díaz e Milagros Díaz deverão cumprir medidas cautelares. Entre elas, está a obrigatoriedade de comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades. Elas também não poderão mudar de endereço sem prévia comunicação ao TJ-SP. O magistrado determinou ainda que seja feito um depósito de R$ 25 mil, no prazo máximo de cinco dias, para garantir uma eventual indenização à vítima. O descumprimento de qualquer uma dessas medidas pode levar à revogação da liberdade provisória.

As jogadoras foram detidas após uma confusão generalizada durante o primeiro tempo da partida contra o Grêmio, válida pela Ladies Cup, no Estádio Canindé. O tumulto começou após o Grêmio empatar o jogo em 1 a 1. Durante a confusão, a volante Candela Díaz foi flagrada imitando um macaco na direção do gandula. A atitude provocou revolta nas jogadoras do Grêmio e uma grande discussão. Seis atletas do River Plate foram expulsas e o jogo foi encerrado. O River Plate foi excluído da competição e das próximas duas edições do torneio, como consequência do ocorrido.

O Grêmio registrou um boletim de ocorrência na 6ª delegacia, o que resultou na detenção em flagrante das quatro jogadoras argentinas, acusadas de insultos racistas. No sábado (21), as prisões foram convertidas em preventivas e as jogadoras foram encaminhadas à Penitenciária do Carandiru. Elas passaram o Natal na prisão, já que tiveram o pedido de habeas corpus negado na última terça-feira (24). A prisão preventiva foi decretada após a conversão do flagrante e, posteriormente, o pedido de habeas corpus foi negado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.