O nadador paralímpico brasileiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, foi eleito um dos quatro vencedores do prestigioso Prêmio Campeões dos Campeões de 2024, concedido pelo jornal francês L’Équipe. A premiação, que existe desde 1946, incluiu atletas paralímpicos pela primeira vez em sua história. Além de Gabrielzinho, foram homenageados a ginasta norte-americana Simone Biles, o nadador francês León Marchand e a nadadora paralímpica chinesa Yuyan Jiang.
Gabrielzinho, de 22 anos, conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nas provas de 200 metros, 50 metros e 100 metros nado costas, na classe S2. O atleta, natural de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, foi o porta-bandeira da delegação brasileira em Paris e se tornou o primeiro nadador paralímpico do Brasil a conquistar o ouro na edição. Ele também foi destaque nos Jogos de Tóquio, onde conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata.
O atleta, que nasceu com focomelia, uma condição congênita que impede a formação normal de braços e pernas, teve seu primeiro contato com a natação na escola em Juiz de Fora. Seu talento foi reconhecido por um professor de educação física, o que o levou a competir nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).
O desempenho de Gabrielzinho em Paris 2024 o consagrou como o melhor atleta paralímpico do ano, superando concorrentes de peso como o nadador bielorrusso Ihar Boki, o maior medalhista dos Jogos de Paris com cinco ouros, e o paraciclista francês Alexandre Léauté, que conquistou dois ouros nas provas de perseguição e contra-relógio na estrada. Uma reportagem do jornal L’Équipe reconheceu o nadador como um “fenômeno da água”. Em entrevista ao periódico francês, Gabrielzinho expressou sua emoção comparando a conquista ao recebimento da Bola de Ouro do futebol: “para mim, foi como se eu tivesse vencido a Bola de Ouro do futebol”.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) também celebrou a conquista de Gabrielzinho nas redes sociais. O sucesso do atleta nos jogos rendeu uma homenagem especial na cerimônia de encerramento das Paralimpíadas. Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador, destacou a importância de Gabrielzinho para os momentos marcantes dos Jogos.
Além do reconhecimento internacional, Gabrielzinho foi homenageado no Brasil com o Prêmio Paralímpicos, concedido pelo CPB, sendo reconhecido como o melhor atleta do ano, ao lado da nadadora pernambucana Carol Santiago.
As premiações do jornal L'Équipe estão repercutindo no mundo do esporte e você pode conferir alguns dos posts nas redes sociais:
Gabrielzinho é Campeão dos Campeões da @lequipe 😱❤️🇧🇷
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) December 27, 2024
Eleito Campeão dos Campeões do ano de 2024, ele conquista mais este prêmio com Simone Biles, Léon Marchand e Jiang Yuyan.
A premiação do L’équipe existe desde 1946 e na entrevista ao jornal publicada nesta sexta-feira o… pic.twitter.com/mXCb2CXyC5
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.