O Campeonato Brasileiro Série A de 2025 terá um recorde de representantes nordestinos: cinco clubes garantiram vaga na elite do futebol nacional. Com a permanência do Vitória, após vitória crucial sobre o Fortaleza por 2 a 0, o Nordeste ultrapassa sua própria marca anterior de quatro times, alcançada em 2018, 2019, 2020 e 2021.
Fortaleza, Bahia, Vitória, Sport e Ceará formarão o quinteto nordestino na Série A. O acesso do Sport e do Ceará na Série B, finalizada em novembro, contribuiu decisivamente para esse feito inédito. A presença de cinco clubes da região nordeste na Série A representa 25% das equipes participantes, um número expressivo considerando a participação regional no cenário nacional.
A região Nordeste ocupa, portanto, a segunda posição em número de representantes na elite, ficando atrás apenas do Sudeste, que terá nove clubes. Desde 2003, com a adoção do formato de pontos corridos no Brasileirão, o Nordeste sempre teve, pelo menos, um clube na primeira divisão. Para o presidente do Sport, Yuri Romão, “A geopolítica esportiva do futebol do Brasil está mudando. Ter 25% de clubes da elite do futebol da região é algo a ser exaltado. Estamos falando de uma região extremamente populosa, com atrações que vão além do esporte, como o turismo. E de torcidas de massa, que lotam seus estádios e respiram futebol 24 horas por dia. Acredito que é um momento inédito a ser celebrado, mas que também deve ser de reflexão para o futuro”.
A perspectiva de um campeonato mais equilibrado também é destacada por Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza. Segundo ele, “Isso causa um maior equilíbrio na competição em termos de logística, porque os times do Sul e Sudeste terão que viajar um pouco mais, igualando ao que nós do Nordeste já fazemos”. O Fortaleza, em destaque nos últimos anos e que disputou o título até as últimas rodadas, será o único representante nordestino garantido na Libertadores. O Bahia tem grandes chances de participar da fase preliminar da Libertadores, enquanto o Vitória já está assegurado na Copa Sul-Americana.
A ascensão dos clubes nordestinos também trará benefícios financeiros. Para o Sport e o Ceará, a conquista da vaga na Série A representa um aumento estimado em aproximadamente R$ 120 milhões em receitas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.