Muitas vezes imprevisível, o futebol segue por caminhos tortos e desconhecidos. Nesse sentido, a partida final entre Santos x Fortaleza, que encerrará a trajetória dos clubes neste Campeonato Brasileiro de 2023 é um exemplo disto. Sobre à derradeira batalha na Vila Belmiro, paira uma ameaça gigantesca ao Santos Futebol Clube, no que poderá ser o seu primeiro rebaixamento à Série B.
Com apenas dois pontos de distância para a zona de rebaixamento, o Santos viu seus dois últimos jogos culminarem no mesmo placar adverso, 3×0. Diante do Fluminense, de Fernando Diniz, o Peixe, comandado por Marcelo Fernandes, via uma equipe que, já garantida na Conmebol Libertadores 2024 e com a vida resolvida quanto ao Brasileirão, cumpria tabela enquanto aguarda o início do Mundial de Clubes. Apesar disso, o Alvinegro Praiano sofreu três gols e foi derrotado em plena Vila Belmiro.
Na sequência, no último domingo (03), a derrota na Ligga Arena novamente por 3×0, contra o Atlhetico-PR, também já garantido na Sul-Americana e apenas cumprindo tabela na competição, fez pairar novamente “o fantasma do rebaixamento” na Vila Belmiro. Apesar disso, diante do Fortaleza, o Santos mais uma vez terá a chance de resolver a sua vida em casa.
Seja por mérito próprio ou incompetência dos rivais na luta contra o rebaixamento, o fato é o que o Santos depende apenas de si. Mais do que isso, o Peixe ainda pode contar também com a sorte em caso de empate ou triunfo do embalado Atlético-MG, de Felipão, que joga contra o Bahia, de Rogério Ceni, na Arena Fonte Nova. Ou, ainda em caso de derrota do Vasco, de Ramón Diaz, que joga em São Januário contra o Red Bull Bragantino, de Pedro Caixinha.
Méritos e deméritos no declínio do Santos
Atual 15º colocado do Brasileirão, com 43 pontos, o Santos se vê ameaçado pelo Vasco, em 16º com 42 pontos, e pelo Bahia, em 17º com 41 pontos. Este cenário é repleto de méritos e deméritos da equipe santista e por óbvio também de seus adversários diretos nesta reta final.
Verdade, tivesse o Vasco ou o Bahia ganho algum dos seus dois últimos jogos e a situação para o Peixe seria ainda pior. Apesar disso, o clube ainda é o que tem menores chances de cair, apenas 6,2%, contra 24,9% do Vasco e 68,9% do Bahia, de acordo com a UFMG.
Com seus altos e baixos, sendo os baixos muito mais frequentes e os altos, nem tão altos assim, o Santos viveu em 2023 um ano complicado. No campeonato paulista não conseguiu passar da fase de grupos, mais uma vez.
Na Sul-Americana, outra Eliminação na fase de grupos. Na Copa do Brasil, foi eliminado nas oitavas de final contra o Bahia nos pênaltis. No Brasileirão, a oscilação negativa foi marca registrada da equipe, que teve cinco técnicos em 2023 (Odair Hellmann, Claudiomiro Santiago, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes).

As trocas constantes de treinadores e os problemas com o elenco e torcida, foram alguns dos aspectos que prejudicaram a campanha santista. Em seu pior momento na temporada, o clube chegou a ser goleado por 7×1 pelo Internacional, na 28ª rodada do Brasileirão, na época o clube era o 18º, no Competição.
Apesar disso, conseguiu “recuperar-se” e fez uma série de bons jogos, até voltar a sofrer com resultados ruins a partir da 33ª rodada. Fato é que envolto neste cenário, o Santos está mais próximo do seu pior desempenho na história dos pontos corridos.
As coincidências entre as atual temporada e a pior da sua história
Em 2008, o Santos terminou o Brasileirão na 15ª posição, curiosamente a mesma de agora, em 2023. Há época, o Peixe conquistou apenas 45 pontos, teve 15 derrotas e apenas 11 vitórias. Na atual temporada, o clube tem apenas 43 pontos, mas soma as mesmas 11 vitórias e 15 derrotas.
Em 2008, o Santos brigou até a última rodada para escapar do rebaixamento, fato que conseguiu apenas por um ponto de diferença para o Figueirense, então 17º colocado, com 44 pontos. Curiosamente, naquele ano o Vasco também brigava para escapar, mas não conseguiu, sendo rebaixado, na 18ª posição, com apenas 40 pontos conquistados.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.