O ABC Futebol Clube anunciou que irá recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que o condenou a pagar uma multa de R$ 80 mil. A punição foi motivada por irregularidades na transferência do lateral Yuri Ferraz durante a Série C de 2024.
De acordo com informações apuradas, a diretoria do clube potiguar entende que não há razão para a punição e buscará sua absolvição nas instâncias superiores. O departamento jurídico do ABC já está trabalhando para diminuir o valor da multa ou, idealmente, conseguir sua anulação completa. Recentemente, o ABC fechou parceria com a Diadora para fornecimento de material esportivo.
A decisão do STJD se baseou no Artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versa sobre omissão antidesportiva. O ABC foi acusado de não informar ao Caxias, clube para o qual Yuri Ferraz foi transferido, que o atleta já havia atuado em quatro partidas na Série C, o que impossibilitaria sua inscrição por outra equipe na mesma divisão.
O clube foi denunciado no Art. 214 por possível omissão na negociação do atleta junto ao Caxias/RS, quando na ocasião o jogador já havia atuado em quatro partidas com a camisa alvinegra, o que impossibilitaria uma possível negociação.
O julgamento em Primeira Instância
Durante o julgamento em primeira instância, o procurador Yan Meireles desqualificou o ABC do Art. 214, que previa a possibilidade de perda de pontos, e o enquadrou no Art. 191, que resulta apenas em multa. O auditor Pedro Gonet acatou a modificação, fixando a multa em R$ 80 mil. Por se tratar de uma decisão em primeira instância, o ABC tem o direito de recorrer.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.