A ascensão meteórica do jovem Estêvão no futebol brasileiro é notável. Em dezembro de 2023, com apenas 16 anos, ele fazia sua estreia no time profissional do Palmeiras. Um ano depois, aos 17, não só se consolidou como o principal jogador do clube, mas também se tornou o quinto atleta mais jovem a vestir a camisa da seleção principal. Seu talento foi reconhecido com os prêmios de revelação e craque do Campeonato Brasileiro, recebendo a Bola de Prata e o título de Bola de Ouro mais precoce da história da premiação.
O desempenho de Estêvão no Brasileirão de 2024 foi impressionante: marcou 13 gols e deu 9 assistências, números que o colocaram como vice-artilheiro da competição, atrás apenas de Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória), ambos com 15 gols. Além disso, foi o segundo jogador com mais passes para gol, superado somente por Rodrigo Garro (Corinthians), com 10 assistências. Em 31 partidas, ele participou de 21 bolas na rede, superando o desempenho de Neymar no Brasileirão de 2009, quando o então jogador do Santos marcou 10 gols e deu 6 assistências em 33 jogos.
Durante a premiação do Bola de Prata, Estêvão declarou: *"O Weverton [goleiro do Palmeiras] não gosta quando falo isso [risos], mas digo que estou no meu parque de diversões, onde sempre queria estar. Sou um moleque de 17 anos que somente quer jogar futebol, dar alegria à torcida palmeirense, à minha família"*.
Curiosamente, a posição em que Estêvão se destacou no Palmeiras, como ponta direita, não é a sua preferida. Originário das categorias de base como meio-campista, ele se adaptou à função de ponta para evitar contato físico e ter mais oportunidades em duelos um contra um. *"Fui me adequando como ponta no final da base, para fugir do contato e ter mais [disputas] um contra um. Ganhei espaço assim no Palmeiras, que tem vários outros jogadores que são meias, mas minha característica realmente é a de um meio-campista. É onde me sinto mais confortável. Daqui alguns anos, quero voltar para minha posição original"*, explicou o jovem talento.
Transferência para o Chelsea
A mudança para o meio-campo pode acontecer em breve, mas vestindo outra camisa. Em junho de 2024, Estêvão foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra. A transferência, no entanto, só será concretizada após o jogador completar 18 anos, o que significa que ele permanece no Palmeiras até julho de 2025, após a disputa do Mundial de Clubes nos Estados Unidos. No Chelsea, ele terá o desafio de alcançar o sucesso que outros jovens brasileiros não conseguiram, como Andrey Santos, que sequer estreou, e Deivid Washington e Ângelo, que não se firmaram na equipe principal. O jogador expressou sua satisfação com a decisão de ir para o clube inglês: *"Fico muito feliz com a decisão de ir para o Chelsea. Junto da família e do meu estafe, foi a decisão certa a tomar, pelo planejamento que eles fizeram. Creio que, chegando lá, vou trabalhar para ganhar meu espaço, independentemente de quem esteja ali. Claro, será uma competição saudável, mas estarei ali sempre buscando jogar e ter oportunidades para me consolidar no time"*.
Seleção Brasileira
Estêvão também tem demonstrado seu valor na seleção brasileira. Convocado para os jogos de setembro de 2024 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, ele participou dos quatro compromissos, sempre entrando no decorrer das partidas, totalizando 52 minutos em campo. O técnico Luiz Felipe Scolari revelou que o jovem jogador tem chamado a atenção do técnico Dorival Júnior e da comissão da seleção, *"pela forma como se comporta, como jogador e pessoa"*. Scolari ainda aconselhou Estêvão a manter a ousadia e a vontade de jogar no Chelsea, da mesma forma que faz no Palmeiras. *"Conversando há pouco com o Estêvão, gostaríamos somente que ele faça, ou continue fazendo, aquilo que já faz pelo Palmeiras quando for para o Chelsea. Ousadia, drible, velocidade, vontade de jogar. Que ele continue assim"*, concluiu o pentacampeão.
Uma publicação compartilhada por SE Palmeiras (@palmeiras)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.