Esportes
Tendência

CBF define punição para jogadores que subirem na bola com os pés: cartão amarelo por desrespeito

O documento divulgado pela entidade não cita diretamente o lance do atacante holandês, que acabou fulminando em uma confusão generalizada entre as duas equipes.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou aos clubes que jogadores que subirem na bola durante as partidas do Campeonato Brasileiro serão punidos com cartão amarelo. A medida, oficializada através de um ofício enviado às federações neste sábado (05), surge dias após o lance protagonizado por Memphis Depay, do Corinthians, na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.

De acordo com o documento, a ação será interpretada como “falta de respeito pelo futebol”, enquadrando-se nas condutas antidesportivas passíveis de punição. A determinação define que árbitros deverão aplicar um tiro livre indireto e cartão amarelo ao jogador que realizar o ato.

A reação do Corinthians à nova regra não tardou. Vinicius Cascone, diretor de negócios jurídicos do clube, utilizou suas redes sociais para ironizar a decisão, referindo-se à norma como “Norma Memphis”. 

O lance de Depay não é inédito no futebol brasileiro. Em 2023, Soteldo, então no Santos, realizou jogada semelhante em partida contra o Vasco, sendo advertido com cartão amarelo por gerar confusão entre os atletas. 

O que diz o documento da CBF

Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no
Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte.


Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo,
produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional:

Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária.
Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas.
Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por
desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.

Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora
citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto (TLI), a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.