O treinador português Artur Jorge, comandante do Botafogo, foi indicado ao prêmio de melhor técnico das Américas, uma tradicional honraria oferecida pelo jornal uruguaio El País desde 1986. A indicação é um reconhecimento pelas conquistas do clube sob seu comando, incluindo os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Artur Jorge não está sozinho na disputa. Ele concorre com outros quatro treinadores de destaque no cenário sul-americano: os argentinos Gustavo Costas, Gustavo Alfaro e Lionel Scaloni, e o uruguaio Diego Aguirre. Gustavo Costas, técnico do Racing, foi indicado após liderar seu time ao título da Copa Sul-Americana, em uma final contra o Cruzeiro. Gustavo Alfaro, que iniciou o ano treinando a seleção da Costa Rica, está invicto à frente do Paraguai. Lionel Scaloni, por sua vez, levou a Argentina a mais uma conquista da Copa América. Diego Aguirre, treinador do Peñarol, alcançou as semifinais da Libertadores e conquistou o título uruguaio.
Uma curiosidade relevante é que, caso vença, Artur Jorge será o segundo técnico europeu a conquistar o prêmio de melhor técnico das Américas. O primeiro foi o também português Abel Ferreira, que venceu em 2021 após levar o Palmeiras ao bicampeonato da Libertadores. É importante destacar que Abel Ferreira foi o primeiro não brasileiro a vencer o prêmio representando o futebol do país. Antes dele, outros brasileiros foram agraciados com o prêmio: Sebastião Lazaroni (1989), Telê Santana (1992), Luiz Felipe Scolari (1999 e 2002) e Tite (2017).
Além do prêmio de melhor técnico, o jornal El País também reconhece os melhores jogadores do continente, nas categorias masculina e feminina, com os prêmios de Rei e Rainha da América. Os indicados para este ano ainda serão anunciados. A premiação masculina também foi iniciada em 1986, e o atual vencedor é o centroavante argentino Germán Cano, do Fluminense. Em cinco dos últimos dez anos, o jogador premiado atuava no futebol brasileiro.
A votação feminina, por sua vez, teve sua estreia em 2021. No ano passado, a atacante Priscila, que na época jogava pelo Internacional e hoje atua no América, do México, foi a vencedora.
A lista dos cinco finalistas foi divulgada no perfil do Twitter do Ovación, um jornal uruguaio:
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.