Esportes

Apenas 17% dos nordestinos torcem por time da própria região, diz pesquisa

Flamengo e Corinthians, líderes na pesquisa geral, superam todos os nordestinos na região

A pesquisa O GLOBO/Ipec sobre o tamanho das torcidas no futebol brasileiro identificou que metade dos entrevistados na região Nordeste preferem times de outras regiões do país. Só 17,3% dos nordestinos, segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (20 de julho), torcem para times nordestinos.

De acordo com a pesquisa, 50,4% dos torcedores na região citaram clubes de fora do Nordeste como primeira opção — os entrevistados podiam declarar torcida por até dois clubes. A região Sul, por sua vez, foi a que apresentou maior equilíbrio, segundo o levantamento: enquanto pouco mais de um terço declarou prioridade para clubes locais, uma parcela similar citou torcida primeiramente para equipes de outras regiões.

Os dados foram colhidos pelo Ipec através de 2 mil entrevistas presenciais em 128 municípios de todo o país, entre os dias 1º e 5 de julho. No levantamento, os entrevistados responderam de forma espontânea – isto é, sem a apresentação prévia de alternativas – para qual time brasileiro torcem mais ou têm simpatia maior.

Flamengo e Corinthians, líderes na pesquisa geral, superam todos os nordestinos na região. O clube nordestino mais citado pelos torcedores do Nordeste foi o Bahia, com 5,9%. O pernambucano Sport aparece em seguida, com 3,1%.

image
image 1
image 2

Os dois são os únicos clubes do Nordeste que já celebraram títulos nacionais da primeira divisão. O Bahia foi o campeão do Brasileiro de 1988 e da Taça Brasil de 1959, reconhecida recentemente pela CBF como título brasileiro. O Sport foi proclamado vencedor da Copa União em 1987. Posteriormente, a CBF considerou o título daquele ano dividido com o Flamengo. O clube pernambucano também já conquistou uma Copa do Brasil, em 2008.

O Vitória, que disputa com o Bahia o clássico Ba-Vi, aparece como preferido para 2,3% da torcida nordestina. Os rivais cearenses Fortaleza e Ceará tiveram, respectivamente, 2,7% e 1,8% da preferência dos torcedores na região. O Santa Cruz foi citado por 1,6%.

Apenas 17 dos nordestinos torcem por time da propria regiao

Entre os torcedores do Nordeste que declaram preferência por times de outras regiões, a vasta maioria diz torcer por clubes do Rio e de São Paulo. Na região, torcedores que mostram preferência por um time local e outro de fora são comumente chamados de “mistos”, termo que tem ganhado carga pejorativa.

No Sudeste, de acordo com a pesquisa O GLOBO/Ipec, menos de 1% citaram primeiramente torcer por clubes de outras regiões.

A região Sul, embora seja a única sem predominância de torcidas de clubes cariocas e paulistas, tampouco mostrou predileção explícita por equipes locais. Grêmio, citado como preferido por 18,4% dos entrevistados, e Internacional, que teve a preferência de 12,5%, formam a quase totalidade dos 34,8% que apontaram equipes sulistas como primeira opção. Também pontuaram na pesquisa o Athletico-PR, com 2,6%, e o Coritiba com 1,3%. Outros 30,6%, por outro lado, citaram times de outras regiões como preferência.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a preferência por clubes de outros locais chega a 68,9% dos entrevistados – mais da metade (35,6%) desse contingente disse torcer pelo Flamengo. Os times da região são os preferidos para menos de 5% dos entrevistados.

Mesmo fora da primeira divisão do futebol brasileiro desde a Copa João Havelange de 2000, o Remo foi o clube mais citado como preferido por esses torcedores, com 1,6%. O Paysandu, seu rival no Pará, e que disputou a Libertadores em 2002, foi citado por 1,2%, mesmo percentual do Goiás, que está na Série A deste ano. Nesse caso, por se tratar de um recorte regional, o Ipec afirma que a ordem entre os clubes deve ser considera apenas de forma numérica — para afirmar estatisticamente que um clube está à frente do outro, em uma situação como esta, seria necessária uma distância de no mínimo 5%, segundo o instituto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.