O basquete brasileiro está de luto. Amaury Pasos, um dos maiores nomes da história do esporte nacional, faleceu nesta quinta-feira (12), em São Paulo, um dia após completar 89 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Bicampeao mundial em 1959 e 1963, Pasos ostenta um currículo invejável. Além dos títulos mundiais, ele conquistou medalhas olímpicas de bronze em Roma (1960) e Tóquio (1964). Um feito único na história do basquete: foi eleito duas vezes o jogador mais valioso (MVP) em Copas do Mundo, atuando em posições diferentes – ala e armador – e também integra o Hall da Fama da FIBA.
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) decretou luto oficial de três dias em sua homenagem, expressando profundo pesar pela perda do ídolo. Em nota oficial publicada em seu site a CBB descreveu Pasos como um ícone e um Hall da Fama da FIBA, bicampeão mundial e único homem a ser duas vezes MVP de uma Copa do Mundo.
Guy Peixoto, presidente da CBB, o descreveu como “um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”.
Sua trajetória no basquete também foi marcada por grande sucesso no Corinthians. O clube, onde Pasos foi bicampeão brasileiro e tricampeão paulista entre 1966 e 1972, prestou homenagem ao ex-atleta em suas redes sociais. Em outubro de 2024, o Corinthians inaugurou um busto em homenagem a Amaury Pasos no Ginásio Wlamir Marques, cerimônia que contou com a presença do próprio.
O velório de Amaury Pasos ocorreu na Rua São Carlos do Pinhal, 376, na capital paulista, das 10h às 18h (horário de Brasília).
Uma publicação do perfil oficial do Basquete Brasil no Twitter expressa a tristeza pela partida: "É com profundo pesar e coração apertado que informamos a partida de Amaury Pasos, 89 anos, um dos maiores da história… Amaury partiu ao lado da família, deixando saudade imensa, mas a certeza de que seu legado e seus feitos são ETERNOS! Amaury é história. Amaury é o basquete!"
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.