O ABC enfrenta o América-RN neste sábado (25 de janeiro), no Frasqueirão, em Natal, em busca de quebrar um tabu que já dura quase dois anos. A última vitória do alvinegro sobre o rival foi em 2 de abril de 2023, quando venceu por 2 a 1, com gol decisivo de Allan Dias, na Arena das Dunas. De lá para cá, foram seis clássicos sem vitória, incluindo três derrotas (uma por W.O.) e três empates sem gols.
A partida, válida pelo Campeonato Potiguar 2025, tem um peso ainda maior por se tratar do primeiro clássico do ano e por colocar frente a frente os dois líderes da competição. ABC e América-RN estão empatados em todos os critérios de desempate na tabela, com sete pontos cada, e este confronto define quem assumirá a liderança isolada.
Nos últimos dez confrontos entre as equipes, o América-RN leva vantagem, com quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. A última vitória do ABC no Frasqueirão sobre o América-RN foi na final do Campeonato Potiguar de 2022, quando o time venceu por 4 a 2, com gols de Wallyson (2), Jefinho e Fábio Lima.
O Clássico Rei de 2025
O confronto deste sábado, às 16h, terá transmissão pela TV Tropical (Record), GOAT e TV FNF. Ambos os times tiveram uma semana de preparação para o clássico, que promete ser bastante disputado. O ABC busca embalar após duas vitórias consecutivas, enquanto o América-RN tenta manter a invencibilidade na temporada.
O ABC, comandado por Ney Franco, aposta na juventude de Emanuel, de 19 anos, e na experiência de Wallyson. O meia Adeílson, recuperado de lesão, pode aparecer como novidade na escalação. O América-RN, comandado por Leston Júnior, tem como destaque o zagueiro Guilherme Paraíba, artilheiro do time no ano, e o meia Souza, maestro da equipe.
Prováveis escalações:
ABC: Felipe Garcia, Matheus Rocha, Windson, Bruno Bispo e Lucas Sampaio; Wellington Reis, Madison e Manoel; Islan (Adeílson), Emanuel e Wallyson.
Desfalques: Ezequiel (transição) e Feliciano Brizuela (condicionamento físico).
América-RN: Renan Bragança, Lucas Mendes, Rafael Jansen, Guilherme Paraíba e Davi Gabriel; Ferreira, Roldan e Souza; Thiaguinho, Luidy (Ítalo Melo) e Thailor.
Desfalques: Giva, Mikael e Ricardo Bueno (lesionados).
A arbitragem será de José Magno T. do Nascimento, auxiliado por Lorival Cândido das Flores e Luís Carlos de França Costa. Mateus de Lima Dantas será o 4º árbitro.
O clássico entre ABC x América-RN contará com 500 policiais para garantir a segurança.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.