A HBO revelou o elenco principal de sua aguardada série de televisão Harry Potter. John Lithgow, vencedor do Emmy e Tony Award, interpretará Albus Dumbledore, enquanto Janet McTeer assumirá o papel de Minerva McGonagall.
Paapa Essiedu será Severus Snape e Nick Frost dará vida a Rubeus Hagrid. Vale lembrar que Nick Frost, astro de ‘Todo Mundo Quase Morto’, negociava o papel de Hagrid na série ‘Harry Potter’ da HBO.
O anúncio também revelou que Luke Thallon interpretará o vilanesco Quirinus Quirrell e Paul Whitehouse será o zelador de Hogwarts, Argus Filch. Paul Whitehouse, que interpretará Argus Filch, já teve uma participação no mundo bruxo, no filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, como Sir Cadogan, porém suas cenas foram excluídas da versão final. A produção está programada para começar no verão no Warner Bros. Studios Leavesden, no Reino Unido, onde todos os oito filmes originais de Harry Potter foram filmados.
A adaptação planeja dedicar cada temporada a um dos sete livros de J.K. Rowling, permitindo que a série inclua material que os filmes não puderam acomodar devido a restrições de tempo. Das campanhas de libertação dos elfos domésticos às travessuras de Peeves, o poltergeist, os fãs podem esperar uma adaptação mais abrangente do material de origem.
As decisões de elenco refletem a estratégia da HBO de combinar talentos estabelecidos e premiados com estrelas em ascensão. Lithgow traz seis vitórias no Emmy e dois Tony Awards para o papel do amado diretor de Hogwarts, anteriormente interpretado por Richard Harris e Michael Gambon na série de filmes. McTeer, que assumirá o papel da professora de Transfiguração McGonagall, traz vitórias no Tony, Globo de Ouro e Olivier. Janet McTeer e Paapa Essiedu negociaram papéis importantes na série de ‘Harry Potter’ da HBO.
A escolha de Paapa Essiedu como o complexo mestre de poções Severus Snape gerou discussões online, já que sua escalação representa um desvio da descrição física nos livros e da interpretação icônica de Alan Rickman nos filmes.
Em uma declaração conjunta, a showrunner Francesca Gardiner e o diretor Mark Mylod expressaram entusiasmo com o talento reunido: “Estamos muito felizes em ter um talento tão extraordinário a bordo e mal podemos esperar para vê-los dar nova vida a esses personagens amados”. O anúncio se concentra nos personagens adultos de Hogwarts, sem informações sobre quem interpretará o trio central de Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley.
A adaptação da HBO de Harry Potter entra em produção com grande oportunidade e pressão. Os filmes originais arrecadaram mais de US$ 7,7 bilhões em todo o mundo e permanecem presentes na cultura popular. O tempo de execução expandido de uma série de televisão permitirá que o programa inclua cenas e subtramas dos livros de Rowling que foram cortadas dos lançamentos nos cinemas. A
O envolvimento de Rowling como produtora executiva sinaliza a intenção do programa Harry Potter de permanecer fiel à sua visão, apesar das controvérsias em torno de suas declarações públicas sobre questões de gênero. Com a produção programada para começar neste verão e uma data de estreia provisória para 2026, o sucesso do programa dependerá não apenas da fidelidade ao material de origem, mas também se essas novas interpretações capturarão a magia que tornou os livros originais um fenômeno global, ao mesmo tempo em que oferecem algo distinto dos filmes que definiram a imagem do Mundo Mágico de uma geração.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.