Alerta de spoilers da 5ª temporada de ‘You’!
Na cena final da 5ª temporada de ‘You’, Joe Goldberg aparece lendo um livro na prisão, e o título específico possui um significado profundo para a história do assassino. Não é surpresa que ele passe seu tempo atrás das grades com um livro. A literatura sempre foi um aspecto essencial na vida de Joe, e ele certamente dependeria dos livros para processar este novo capítulo.
Embora se pudesse esperar que Joe encontrasse um livro que o ajudasse a aceitar a responsabilidade por seus crimes, a obra que ele lê no final provavelmente não ajudará.
O final da 5ª temporada mostra Joe Goldberg sendo finalmente preso pelos assassinatos que cometeu ao longo da série da Netflix. A narração de Bronte explica que Joe foi forçado a confrontar seus atos no tribunal, onde suas “boas” intenções foram desmascaradas, revelando apenas um monstro.
No final, Joe recebeu várias sentenças de prisão perpétua, e Bronte afirma que ele nunca mais terá liberdade. A cena final mostra Joe lendo um livro em sua cela.
Joe está lendo ‘The Executioner’s Song’, de Norman Mailer
O livro que Joe termina de ler no último episódio é ‘The Executioner’s Song’ (‘A Canção do Carrasco’), de Norman Mailer. Este romance de crime real foi publicado em 1979 e detalha a vida, os crimes e a morte do infame assassino Gary Gilmore. Gilmore ficou famoso por ser a primeira pessoa executada nos Estados Unidos após o restabelecimento da pena de morte em 1976. Além disso, Gilmore insistiu em sua própria execução.
Antes da morte de Gilmore por um pelotão de fuzilamento, fazia mais de uma década que alguém nos Estados Unidos havia sido executado. Após receber a pena de morte, os tribunais atrasaram a execução, dando a Gilmore tempo para apelar. No entanto, ele preferiu insistir na punição.
‘The Executioner’s Song‘ detalha o tumulto da criação de Gilmore, seus primeiros crimes e prisões, bem como a decisão do assassino de morrer voluntariamente por um pelotão de fuzilamento em vez de apelar de sua sentença. É uma escolha interessante para Joe no final de ‘You’, e ‘The Executioner’s Song’ revela muito.
O livro de Joe em ‘You’ sugere que ele será executado?
À primeira vista, parece que Joe ler ‘The Executioner’s Song’ é uma dica de que ele mesmo poderá enfrentar o mesmo destino de Gilmore. Normalmente, nesta série da Netflix, ouvimos tudo o que se passa na cabeça de Joe.
No entanto, Joe permaneceu estranhamente quieto ao terminar e colocar o livro de lado. Não temos ideia do que ele achou do final desta obra. Porém, é improvável que Joe tenha lido este livro para entender a execução. A pena de morte não é legal no estado de Nova York, e Bronte afirmou especificamente que Joe passaria o resto da vida na prisão.
Ainda assim, é provável que a morte esteja na mente de Joe enquanto ele lê ‘The Executioner’s Song’. Quando seus pensamentos internos finalmente se tornaram audíveis novamente, ele começou a falar sobre como é terrível estar preso e como seus crimes não foram realmente culpa dele. Isso, combinado com a escolha literária de Joe, revela muito sobre o que este personagem de ‘You’ pensa sobre sua punição.
Por que Joe está lendo este livro em particular na prisão?
Depois que Joe terminou de ler *’The Executioner’s Song’*, ele começou a pensar que não era culpa dele ter se tornado um assassino. Curiosamente, esta é a primeira vez na 5ª temporada que seu diálogo interno aceita totalmente o que ele é.
Joe sempre se viu como um defensor das mulheres, apenas fazendo o que tinha que ser feito para protegê-las. Parece que, após o julgamento, Joe finalmente percebeu que matou todas aquelas pessoas não por bondade, mas porque ele realmente é um monstro. No entanto, em vez de demonstrar remorso, Joe culpou a sociedade e reclamou que sua punição na prisão era muito pior do que ele imaginava.
Joe preferiria que Bronte o matasse na floresta a ser mandado para a prisão, e isso torna *’The Executioner’s Song’* um livro apropriado para seu personagem. O argumento aqui é que a morte é uma fuga.
Gilmore lutou por sua própria execução, pois isso lhe dava controle sobre (ou uma fuga de) sua punição. Ficar na prisão, incapaz de ser amado por uma mulher, era a pior punição possível para Joe, e é precisamente por isso que é perfeita. A execução só teria atrapalhado a justiça.
‘The Executioner’s Song’ foi criticado por retratar Gary Gilmore como uma vítima
Há muito tempo existe controvérsia em torno de *’The Executioner’s Song’* de Mailer, e este é outro fator que o torna o livro perfeito para um Joe aprisionado. Embora o romance tenha sido amplamente celebrado, há críticas de que Mailer superdimensionou Gilmore em sua escrita.
A Professora Alice R. Kaminsky escreveu um livro em resposta, *The Victim’s Song*, sobre o assassinato de seu filho, e criticou Mailer por fazer Gilmore parecer uma vítima, no final. De acordo com Kaminsky e outros críticos, *’The Executioner’s Song’* faz com que os assassinos pareçam incompreendidos, em vez de desprezíveis.
Dadas essas críticas a *’The Executioner’s Song’*, é interessante que Joe culpe a sociedade por transformá-lo em um assassino logo após terminar de ler o livro. Em última análise, isso se soma ao debate abrangente de ‘You’ sobre natureza versus criação. Joe conclui que não foi culpa dele ser um assassino, já que foi isso que sua educação o tornou. No entanto, esta é apenas outra maneira de Joe evitar assumir a responsabilidade por suas escolhas.
Como *’The Executioner’s Song’* reflete o final da história de Joe em ‘You’
O fato de *’The Executioner’s Song’* de Mailer ser apresentado nos momentos finais de ‘You’ nos dá uma olhada em como será a história de Joe no futuro. Claro, podemos ver aqui que o amor de Joe pelos livros não diminuiu. Ironicamente, ele terá mais tempo do que nunca para mergulhar na literatura. Joe pode até escrever sua própria história um dia. Se o fizer, é garantido que ele nunca se retratará como totalmente responsável por seus crimes. Joe Goldberg pode finalmente reconhecer que é um assassino como Gary Gilmore, mas ‘You’ nos mostrou que ele nunca acreditará que é sua própria culpa.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.