Filmes
Tendência

Teoria sugere que Capitão América criou linha do tempo alternativa para Quarteto Fantástico no MCU

Apesar das diferentes explicações, as complicadas regras de viagem no tempo de Ultimato sustentam que Steve Rogers deve ter criado uma linha do tempo alternativa.

A aguardada estreia de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, agendada para 25 de julho, finalmente introduzirá o famoso grupo ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Sob a direção de Matt Shakman, conhecido por WandaVision, o filme marca o início da Fase 6 do MCU, o capítulo final da saga do Multiverso.

Primeiros Passos acompanhará Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach) enquanto aprendem a trabalhar juntos como uma equipe de super-heróis e como uma família. A situação se complica quando um Celestial devorador de planetas chamado Galactus (Ralph Ineson) ameaça a Terra.

O filme se passa em uma releitura futurística da década de 1960, criando um mundo que remete aos quadrinhos da Era de Prata. A Marvel Studios confirmou que essa versão alternativa dos anos 60 não pertence à linha do tempo principal do MCU, que se passa na Terra-616, também conhecida como a “Linha do Tempo Sagrada“. Em vez disso, Quarteto Fantástico se desenrola em uma realidade alternativa sem outros super-heróis da Marvel, tornando o Quarteto a única equipe a proteger seu mundo. Essa realidade pode ter sua origem em um momento controverso da Saga do Infinito.

No epílogo de Vingadores: Ultimato, Steve Rogers embarca em uma última missão através do tempo para retornar todas as seis Joias do Infinito aos seus devidos lugares, evitando a criação de linhas do tempo ramificadas.

Para surpresa de todos, Steve retorna como um homem idoso, revelando que voltou à década de 1940 para viver sua vida com seu verdadeiro amor, Peggy Carter. Ele retorna para passar o manto de Capitão América para Sam Wilson, mas dá poucos detalhes sobre sua vida. A Marvel Studios tem mantido segredo sobre o que aconteceu com Steve Rogers após sua missão inicial de viagem no tempo, incluindo a logística de sua decisão de permanecer nos anos 40.

Os roteiristas do filme, Christopher Markus e Stephen McFeeley, acreditam que Steve não criou uma linha do tempo alternativa quando retornou para Peggy Carter, mas viveu sua vida na periferia do MCU, envelhecendo até se tornar o idoso que Sam Wilson encontra no final do filme. Os diretores, por outro lado, oferecem uma explicação diferente, sugerindo que Steve criou uma linha do tempo alternativa e retornou ao universo 616 no final de Ultimato para passar seu escudo para Sam.

Desde o lançamento de Ultimato, os fãs estão divididos sobre qual dessas duas explicações faz mais sentido. Agora, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos pode oferecer uma solução definitiva para este debate.

Apesar das diferentes explicações, as complicadas regras de viagem no tempo de Ultimato sustentam que Steve Rogers deve ter criado uma linha do tempo alternativa. Sempre que alguém interfere na linha do tempo, cria uma realidade alternativa. Esta é a explicação que a Anciã dá em Ultimato e a lógica que projetos posteriores, como Loki, seguiram. Steve, sem dúvida, criou uma linha do tempo ramificada ao voltar no tempo para ficar com Peggy.

Se Steve voltou para a década de 1940, ele pode ter alterado os eventos – intencionalmente ou não – de tal forma que o mundo parecesse notavelmente diferente vinte anos depois, quando Primeiros Passos acontece.

Sua nova linha do tempo ramificada pode ter culminado no mundo híbrido retro-futurista que os fãs veem no novo trailer de Quarteto Fantástico. Este é um mundo que não tem outros heróis – nem Vingadores, nem X-Men, apenas o Quarteto Fantástico. À medida que a Saga do Multiverso se aproxima do fim nos próximos anos, a Marvel pode revelar que a linha do tempo alternativa de Steve e a linha do tempo alternativa do Quarteto Fantástico são as mesmas.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos | Teaser Trailer Dublado

Muitos fãs contestaram o final do Capitão América em Vingadores: Ultimato, alegando que foi egoísta para Steve Rogers ter voltado no tempo para ficar com Peggy Carter. Uma das questões que os fãs têm é que Steve teria ficado em silêncio sobre o futuro, deixando coisas terríveis acontecerem quando ele poderia tê-las evitado, incluindo a prisão de Bucky Barnes em uma instalação de testes soviética e seu subsequente assassinato de Howard e Maria Stark.

Esses fãs aderem à explicação do “loop” da viagem no tempo, onde Steve estava espreitando nos bastidores do MCU o tempo todo. No entanto, se a Marvel revelasse que Steve criou uma linha do tempo alternativa, também poderia revelar que ele fez tudo ao seu alcance para evitar as muitas tragédias que ele sabia que aconteceriam no futuro. Ao fazer isso, Steve Rogers poderia ter construído uma linha do tempo alternativa quase utópica que leva aos eventos de O Quarteto Fantástico.

Com seu conhecimento do futuro, Steve Rogers poderia mudar o mundo para sempre. Ele não só poderia evitar tragédias pessoais como a lavagem cerebral de Bucky ou as mortes dos Stark, mas também poderia evitar muitos dos incidentes globais negativos que ocorreriam no século 20. Alguém com a patente e o status de Capitão América (e o conhecimento de como a questão em grande escala terminaria) poderia ter feito uma grande diferença na Guerra Fria, ajudando a consertar a fenda entre os Estados Unidos e a União Soviética, que muitos historiadores atribuem como uma das principais causas de conflitos como as Guerras da Coreia e do Vietnã.

Cap poderia ter ajudado a evitar a Crise dos Mísseis de Cuba e o assassinato de John F. Kennedy. Em vez de conflito e tragédia, o mundo poderia ser deixado para se concentrar em tecnologia e inovação, levando à ascensão de indivíduos como Reed Richards. O resultado da interferência de Cap seria um mundo que não precisava de heróis até o Quarteto Fantástico. Pelos eventos de Primeiros Passos, os efeitos das ações de Cap seriam claramente vistos, resultando em uma vida muito mais idílica do que na Linha do Tempo Sagrada.

Embora atualmente pertençam a outra linha do tempo – talvez a realidade de Steve Roger em Ultimato – o público sabe que o Quarteto Fantástico se juntará ao MCU até o final da Saga do Multiverso. Infelizmente, pode ser necessária uma grande tragédia para finalmente trazê-los para a Terra-616. As travessuras de viagem no tempo do Doutor Destino durante os eventos de Vingadores: Guerras Secretas levarão a Guerras Secretas, que é baseado na icônica história de Jonathan Hickman de 2015 com o mesmo nome.

Na história de Hickman, o principal Universo Marvel, Terra-616, colide com o Universo Ultimate, Terra-1610, em um evento de incursão que deixa apenas o primeiro de pé quando a poeira baixa. No entanto, vários indivíduos do destruído Universo Ultimate, incluindo Miles Morales, se veem transportados para a Terra-616 no rescaldo. O MCU pode adotar um enredo semelhante pós-Guerras Secretas.

O fim da Saga do Multiverso pode ver a trágica destruição do universo de Capitão América de Ultimato ao colidir com a Linha do Tempo Sagrada em Vingadores: Guerras Secretas. Embora a maioria dos habitantes desta realidade alternativa seja eliminada da existência à medida que uma nova realidade principal toma forma, alguns de seus residentes podem se encontrar sobrevivendo em uma nova Terra. O Quarteto Fantástico provavelmente estaria entre esta população sortuda para acordar com novas vidas na Terra-616, começando do zero como membros completos do Universo Cinematográfico da Marvel.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.