Filmes

O futuro incerto do DCU: Superman, a chave para o sucesso?

Por muito tempo, o gênero de filmes de super-heróis foi considerado saturado. Parecia que ninguém mais se importava com adaptações de quadrinhos, muitos acreditavam que faltava uma abordagem inovadora. Apesar das diferenças entre o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e o Universo DC (DCU), uma coisa é certa: Vingadores: Ultimato estabeleceu um novo padrão, dificultando ainda mais para qualquer estúdio lançar um projeto de herói. Mas, antes mesmo disso, o DCU já demonstrava dificuldades com filmes como Lanterna Verde, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça. Zack Snyder teve um papel importante em determinada fase, embora alguns de seus filmes não tenham tido o impacto esperado, como Batman vs Superman. Então, com todo esse declínio, como seguir em frente?

Mudanças aconteceram rapidamente, mas mesmo assim, filmes como Adão Negro, Besouro Azul e Shazam! Fúria dos Deuses não atingiram as expectativas de bilheteria. Desde então, houve uma mudança de rumo. James Gunn e Peter Safran assumiram como co-presidentes e co-CEOs da DC Studios em 2022, e Gunn deu início a uma nova fase para o DCU, batizada de "Deuses e Monstros", com projetos como o aguardado filme do Superman. Atualmente, porém, parece haver muita cautela nos bastidores, como se todos os projetos prometidos ou em desenvolvimento estivessem em espera até o lançamento do filme de Clark Kent em 2025.

Superman como teste para o novo DCU

Superman, previsto para estrear em julho de 2025, será o filme oficial que dará início ao reboot do DCU. Desde o anúncio de Gunn, muitos fãs o questionaram nas redes sociais, mas uma resposta recorrente é que quase tudo ainda está em andamento e sem muitos detalhes. O co-CEO já havia alertado que nenhum projeto entraria em pré-produção sem um roteiro totalmente aprovado, mostrando um comprometimento maior com a nova fase. No entanto, a cautela parece excessiva, o que faz parecer que todos os novos filmes e séries estão em pausa.

Para ilustrar, a segunda temporada de Pacificador está confirmada para meados do próximo ano. Supergirl: Mulher do Amanhã está em produção, e a série Lanternas também parece estar em fase semelhante, considerando que Gunn afirmou que ambas devem estrear na mesma época. O filme do Cara de Barro teve seu roteiro aprovado em dezembro, enquanto A Autoridade, Coisa do Pântano, Waller, Booster Gold e Paraíso Perdido estão em desenvolvimento desde 2023. O filme dos Titãs também não está muito distante. Surpreendentemente, houve notícias recentes de atrasos, como O Bravo e o Audacioso e até mesmo The Batman 2. O filme de Matt Reeves se passa em um universo separado, embora Gunn tenha demonstrado interesse em trazer Robert Pattinson para a DC Studios. A mudança de planos no final de 2024 é surpreendente, especialmente considerando que o filme ainda não tem roteiro.

Embora a nova abordagem seja de avançar lentamente e não anunciar tudo de uma vez, existe a possibilidade de tudo estar se movendo devagar por causa de Superman? Gunn revelou que muito estará em jogo com o novo filme, e que seu sucesso será decisivo para o futuro do DCU. O filme terá uma inspiração maior no material original, uma boa aposta, já que grande parte do público prefere fidelidade. Além disso, a qualidade é primordial agora, dado que muitas produções do gênero de super-heróis perderam isso, falhando em entregar roteiros sólidos e envolventes. Uma narrativa criativa e coesa tem faltado por muito tempo. Com base no trailer e nos filmes anteriores de Gunn, como a bem-sucedida trilogia Guardiões da Galáxia, Superman parece pronto para entregar uma história de qualidade. Mas é uma coisa supor, outra provar, e um fracasso de Superman pode ser o fim do universo live-action da DC como o conhecemos.

Existe uma chance real de Superman salvar o DCU?

O próprio Gunn já compartilhou sua visão de que as produções do gênero de super-heróis estavam mostrando a mesma coisa, o que o incomodava. O objetivo do DCU é ser diferente e diversificado, não agrupar todos os filmes e séries em um único tipo, como algo mais cômico, adulto ou voltado para a família. Superman seria o começo de tudo, lançando uma base sólida e otimista para o novo universo cinematográfico. Com uma história mais focada em questões humanas, bondade e inspiração, isso se alinha com a visão de um universo mais positivo e acessível que o novo DCU quer apresentar.

No entanto, há alguma chance do novo projeto ter sucesso? Vale lembrar que as pré-estreias são uma oportunidade de entender melhor o feedback do público. Algumas aconteceram recentemente, e embora a resposta tenha sido favorável, o filme foi considerado "uma bagunça" pela Warner Bros. após uma exibição privada. Também foi anunciado recentemente que o filme passaria por filmagens adicionais. De modo geral, porém, Superman ainda parece ter tudo o que precisa para surpreender e levar o gênero para o próximo nível. O trailer quebrou recordes, a maioria das avaliações dos fãs foi extremamente positiva, e embora não seja exatamente o filme inteiro, a maioria das pessoas parece ter mais confiança no comando de Gunn agora.

No fim das contas, as chances de o DCU retornar mais forte do que antes são boas. O que parece um hiato para os outros projetos pode ser uma estratégia inteligente, embora seja difícil para os fãs. No final, pode valer totalmente a pena. Só teremos que esperar para ver até que altura Superman voará.

O novo filme do Superman impulsiona o universo da DC nos cinemas e apresenta personagens clássicos.

O atraso de ‘The Batman 2’ levanta dúvidas sobre o futuro da saga fora do Universo DC.

O atraso de ‘The Batman 2’ é justificado por James Gunn e comparado a outras sequências.

Um novo trailer de Superman de James Gunn destaca diferença crucial do dcu em relação ao dceu.

O impacto de James Gunn na dc Studios afeta franquia da Marvel.

O Universo Absoluto da DC reinventa Superman, Batman e Mulher-Maravilha em novas HQs.

O atraso em ‘The Batman: Parte II’ gera debate e James Gunn compara com outros lançamentos.

O Universo Absoluto da DC: Conheça as versões alternativas dos heróis e seus coadjuvantes.

Filme ‘Kraven, o Caçador’ fracassa e expõe problemas do universo Marvel da Sony.

Relembre os filmes do Quarteto Fantástico dos anos 2000: como envelheceram?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.