Famosos
Tendência

Fernanda Torres e mais 12 atores indicados pela primeira vez ao Oscar 2025

A cerimônia de entrega da 97ª edição do Oscar está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles, Califórnia, e terá a apresentação do comediante Conan O'Brien.

A corrida pelo Oscar 2025 já começou e, além da aguardada indicação de Fernanda Torres como Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, outros 12 atores também foram indicados pela primeira vez à premiação. A lista divulgada nesta quinta-feira (23) movimentou o mundo do entretenimento, e o Brasil celebrou a participação de Torres, além das indicações de “Ainda Estou Aqui” para Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.

Confira a lista completa dos atores e atrizes que receberam sua primeira indicação ao Oscar:

Indicados a Melhor Atriz:

  • Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”
  • Demi Moore, por “A Substância”
  • Karla Sofía Gascón, por “Emília Pérez”
  • Mikey Madison, por “Anora”

Indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante:

  • Ariana Grande, por “Wicked”
  • Zoe Saldaña, por “Emília Pérez”
  • Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido”
  • Isabella Rossellini, por “Conclave”

Indicados a Melhor Ator:

  • Sebastian Stan, por “O Aprendiz”

Indicados a Melhor Ator Coadjuvante:

  • Kieran Culkin, por “A Verdadeira Dor”
  • Jeremy Strong, por “O Aprendiz”
  • Guy Pearce, por “O Brutalista”
  • Yura Borisov, por “Anora”

A cerimônia de entrega da 97ª edição do Oscar está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles, Califórnia, e terá a apresentação do comediante Conan O’Brien. Para acompanhar todos os indicados, o público poderá conferir onde assistir aos filmes e produções que concorrem à estatueta:

Melhor Filme:

Anora” – nos cinemas
“O Brutalista” – estreia dia 20 de fevereiro nos cinemas
Um Completo Desconhecido” – estreia dia 27 de fevereiro nos cinemas
“Conclave” – nos cinemas
“Duna: Parte II” – Max; Prime Video
“Emilia Pérez” – estreia dia 6 de fevereiro nos cinemas
“Ainda Estou Aqui” – nos cinemas
Nickel Boys” – ainda não disponível no Brasil
“A Substância” – Apple TV; MUBI
Wicked” – nos cinemas; Apple TV; Prime Video

Melhor Direção:

Sean Baker, “Anora” – nos cinemas
Brady Corbet, “O Brutalista” – estreia dia 20 de fevereiro nos cinemas
James Mangold, “Um Completo Desconhecido” – estreia dia 27 de fevereiro nos cinemas
Jacques Audiard, “Emilia Pérez” – estreia dia 6 de fevereiro nos cinemas
Coralie Fargeat, “A Substância” – Apple TV; MUBI

Outras Categorias:

As categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Animação, Filme Internacional, Documentário, Documentário Curta-Metragem, Curta-Metragem, Curta-Metragem de Animação, Trilha Sonora, Canção Original, Som, Design de Produção, Fotografia, Maquiagem e Penteados, Figurino, Edição e Efeitos Visuais também foram divulgadas, com filmes e produções disponíveis em diversas plataformas e cinemas.

É importante destacar que, coincidindo com a indicação de Fernanda Torres ao Oscar, a certidão de óbito do engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva, cuja história é retratada no filme “Ainda Estou Aqui”, foi corrigida para “morte violenta, causada pelo Estado brasileiro”. A retificação da certidão atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determina a correção dos registros de óbito de vítimas da ditadura militar.

A nova certidão de Rubens Paiva, divulgada pelo portal g1, aponta que sua morte foi “não natural; violenta; causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964”. O documento também informa que Rubens Paiva está desaparecido desde meados de 1971.

Essa mudança atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a correção das certidões de óbito de 202 mortos durante a ditadura militar, reconhecendo a violência do Estado como causa das mortes e desaparecimentos.

A história da família Paiva ganhou notoriedade após o lançamento do filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, e dirigido por Walter Salles. O filme, que já conquistou um Globo de Ouro, agora concorre em três categorias no Oscar 2025.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.