Entretenimento

Como deve funcionar o “controle de senhas” na Netflix?

Entenda como a empresa pode controlar o acesso de usuários extras agora que irá cobrar assinantes que compartilharem suas senhas

Após a Netflix anunciar que irá cobrar assinantes que compartilharem suas senhas com pessoas fora da mesma casa, muitos usuários passaram a se perguntar como a plataforma irá controlar os acessos extras e determinar as taxas de cobranças.

A questão surge, principalmente, para famílias com mais de uma casa ou amigos que compartilham os custos de uma única assinatura.

De acordo com Fabro Steibel, diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), muitos mecanismos podem ser utilizados, mas nenhum possui a precisão necessária para aplicação de cobranças extras.

Apesar das especulações, a Netflix ainda não divulgou quais serão os mecanismos utilizados pela operadora de streaming para realizar o controle de usuários. No primeiro momento, especialistas sugeriram que a empresa utilizasse ferramentas de rastreamento a partir dos aparelhos conectados. Entretanto, a medida poderia ser um pouco quanto invasiva para os assinantes.

Pouco tempo depois, após o anúncio oficial da expansão global das cobranças, rumores apontavam que o endereço de IP – código de identificação presente em redes de internet – poderia ser a solução mais eficiente para o problema. Entretanto, Steibel explica porque a medida pode não ser tão eficaz.

É possível fazer esse controle pelo IP, mas o registro captado por aplicativos não é dos dispositivos, mas, sim, do seu ponto de internet. Então quando você está dentro de uma empresa ou utilizando a internet do condomínio, esse endereço pode ter variações”, afirma.

Segundo o especialista, o uso do endereço cadastrado no momento da assinatura poderia ser uma alternativa. “O Spotify já utiliza isso em seus planos familiares”, destaca. Entretanto, apesar da possibilidade, usuários que utilizam o aplicativo da plataforma em aparelhos móveis podem ter problemas ao assistirem filmes e séries durante trajetos em movimento.

Apesar da incerteza dos mecanismos que serão adotados pela Netflix, Fabro acredita que o streaming não deve ser tão duro com seus assinantes quanto se espera. “Os brasileiros gostam de compartilhar. A questão aqui não é excluir usuários, mas buscar assinantes que estão dispostos a pagar mais pelo compartilhamento de senhas”, diz.

A queda da Netflix

A Netflix divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2022 na última terça-feira (19 de abril) e apresentou uma queda histórica em seu número de assinantes, totalizando uma perda total de 200 mil usuários da plataforma. Após a publicação do reporte, as ações da empresa apresentaram uma queda de 26% no after market da bolsa de Nova York.

Com o declínio, a Netflix passou a buscar alternativas para o aumento de sua receita. A criação de assinaturas mais baratas com apoio de anúncios e a cobrança de assinantes que compartilham suas senhas com familiares e amigos são algumas das soluções estudadas pela empresa no momento.

Com informações do Money Times*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.