Cinema
Tendência

Terror espacial e paranoia: Filme ‘Ash’ homenageia clássicos do horror e da ficção científica

Ash é uma estreia impressionante de Flying Lotus, que consegue combinar elementos do passado do terror e da ficção científica em algo visualmente novo.

O filme de terror e ficção científica Ash, dirigido por Flying Lotus, presta homenagem a grandes clássicos do gênero, apresentando uma visão assustadora e original. A trama, imersa em paranoia e tensão, acompanha uma jovem que acorda sozinha em uma estação espacial em um planeta distante, sem memória de sua identidade ou do que aconteceu. Ela tenta reconstruir sua história com a ajuda de um homem que alega ser um colega da tripulação.

Ash marca a estreia de Flying Lotus na direção de longas-metragens, explorando elementos clássicos da ficção científica e do terror. O diretor, conhecido por sua carreira como rapper e produtor, combina influências de obras marcantes com violência visceral e uma estética perturbadora para criar algo novo.

Flying Lotus já revelou algumas de suas principais inspirações, enquanto outras referências são evidentes para os fãs de ficção científica e terror. Confira alguns filmes que influenciaram a criação de Ash:

Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

O trailer de Ash evocou comparações com a franquia Alien, o que pode ser visto como um elogio. O filme captura o terror claustrofóbico do original, juntamente com o desespero de estar sozinho e amedrontado a anos-luz de distância de qualquer ajuda. A personagem Riya, interpretada por Eiza González, remete a Ellen Ripley, inclusive em seu confronto final com o parasita alienígena utilizando um lança-chamas. 

O Enigma de Outro Mundo (1982)

A influência do clássico de John Carpenter é notável em Ash. A paranoia de Riya ao duvidar das intenções de Brion ecoa a atmosfera de desconfiança presente em O Enigma de Outro Mundo, assim como o conceito de um organismo alienígena controlando corpos humanos. A forma final e aterrorizante do parasita também demonstra a influência do filme de Carpenter.

Life (2017)

O parasita em si, quando extraído dos tentáculos do organismo que se instala na estação espacial, lembra os estágios iniciais de Calvin, a criatura de Life. Assim como em Ash, Life também apresenta uma cena em que um astronauta utiliza um lança-chamas para tentar matar o alienígena.

Aniquilação (2018)

A atmosfera do planeta Ash, em constante transformação, remete à área conhecida como Shimmer, em Aniquilação. Ambos os filmes apresentam ambientes alienígenas que perturbam o espectador devido à sua estranheza.

Invasores de Corpos (1978)

Os objetivos dos alienígenas em Invasores de Corpos são semelhantes aos de Ash. No filme de Philip Kaufman, uma raça alienígena parasita invade a Terra e tenta substituir a humanidade por versões clonadas. Ash inverte esse conceito, mostrando a humanidade escapando de um planeta moribundo e invadindo o planeta dos alienígenas parasitas. 

Halloween (1978)

A influência de Halloween se manifesta principalmente na trilha sonora de Ash. Flying Lotus mescla sons modernos e alienígenas com elementos de trilhas sonoras clássicas de terror. A faixa “IMMEDIATE DANGER” soa como uma versão modernizada do tema principal de Halloween. Para mais novidades do mundo do terror, não deixe de conferir que um novo filme de ‘O Massacre da Serra Elétrica’ está em desenvolvimento com possível participação de Glen Powell.

A Morte do Demônio (1981)

As imagens brutais e sangrentas na mente de Riya evocam a franquia A Morte do Demônio. Flying Lotus confirmou essa influência em entrevista à Filmmaker Magazine, mencionando que em determinado momento, a forma final do alienígena lembrava elementos da série. 

Horizonte de Eventos (1997)

As semelhanças entre Ash e Horizonte de Eventos são evidentes. A natureza macabra da ação, combinada com elementos de filme de criatura, ambientados no espaço sideral, tornam as comparações inevitáveis. Ash se destaca pela qualidade da produção, prometendo se tornar um clássico cult.

Além dos filmes, Flying Lotus citou videogames como uma grande influência na criação de Ash. Jogos como Dead Space, Death Stranding, Silent Hill e Resident Evil inspiraram o diretor na criação da atmosfera e do visual do filme. Em entrevista ao Bloody Disgusting, Flying Lotus afirmou:

A única coisa que as pessoas não me perguntam, e eu gostaria que perguntassem, são os videogames. Porque para mim, essa é uma enorme inspiração, uma influência super grande. […] Silent Hill, Dead Space e Resident Evil, coloquei todos esses jogos neste filme.”

Ash é uma estreia impressionante de Flying Lotus, que consegue combinar elementos do passado do terror e da ficção científica em algo visualmente novo. A história, embora não seja revolucionária, é extremamente divertida para os fãs dos gêneros. Filme está em cartaz nos cinemas dos EUA e não temos previsão de estreia no Brasil.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.