A aparição de inúmeros rostos conhecidos em Deadpool & Wolverine foi um dos pontos altos do filme, mas a ausência de Robert Downey Jr. pode ter sido proposital. Sua escalação como Doutor Destino na Saga Multiverso do MCU foi confirmada, revelando o motivo por trás da recusa do ator em participar do filme com Ryan Reynolds.
Julho de 2024 foi um mês significativo para a Marvel, com o lançamento de Deadpool & Wolverine e diversos anúncios importantes na San Diego Comic-Con. Curiosamente, a revelação de que Robert Downey Jr. interpretaria o Doutor Destino do MCU ocorreu no mesmo fim de semana do lançamento de Deadpool & Wolverine.
A participação de diversos personagens dos filmes da Marvel (da Fox) em Deadpool & Wolverine, como Chris Evans (o Capitão América do MCU, mas interpretando Johnny Storm, o Tocha Humana do Quarteto Fantástico), foi uma celebração dos filmes de super-heróis do passado. A produção do filme inclusive havia considerado uma participação de Robert Downey Jr. em uma cena com Happy Hogan.
Os roteiristas de Deadpool & Wolverine, Rhett Reese e Paul Wernick, revelaram em entrevista à Variety que Robert Downey Jr. foi convidado para uma participação especial na cena com Happy Hogan. No entanto, ele foi um dos poucos a recusar o convite. Reese declarou:
“Ryan Reynolds escreveu a cena com os dois, na esperança de que pudéssemos ter Downey. Mas ele também queria Favreau, porque eles são uma ótima dupla, e eles estavam todos na cena juntos… [RDJ] foi o único ‘não’ que já recebemos, acho, em termos de pessoas apenas dizendo, ‘Ei, eu não quero fazer isso.”
A equipe de Deadpool & Wolverine não sabia que Robert Downey Jr. já estava sendo preparado para retornar ao MCU como o vilão Doutor Destino. A revelação do segredo na San Diego Comic-Con de 2024 ajudou Reese e Wernick a entender a recusa de RDJ, já que uma participação em Deadpool & Wolverine como Tony Stark teria complicado o anúncio de seu retorno como Doutor Destino.
Wernick acrescentou:
“Nos bastidores, não sabíamos sobre o Doutor Destino, e não havia como ele fazer os dois. E então dissemos, ‘Oh, Downey não diz ‘não’ para Ryan Reynolds, certo? Ninguém diz não para Ryan Reynolds.’ E Ryan o pressionou muito. Nós escrevemos cenas, e Downey leu as cenas, mas o que não sabíamos nos bastidores era essa coisa do Doutor Destino.”
Embora a linha do tempo exata dos eventos não seja clara, trazer de volta o Homem de Ferro de RDJ em Deadpool & Wolverine não teria sido a decisão certa, independentemente de ele já ter sido confirmado para interpretar Doom nos bastidores. A morte do Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato continua sendo um dos momentos mais impactantes do MCU, e discussões já estavam surgindo sobre um possível retorno como uma variante banalizando esse momento.
Mesmo o fato de RDJ ter sido escalado como Doutor Destino gerou algumas críticas por razões semelhantes, embora pareça que a Marvel pretende evitar que Doom seja uma variante do Homem de Ferro.
Curiosamente, o retorno de Chris Evans como um personagem totalmente diferente em Deadpool & Wolverine tornou mais possível para RDJ retornar como um personagem completamente diferente (Doutor Destino) em futuros filmes do MCU. E com a exploração do retorno de Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro ao MCU, a Marvel parece estar disposta a trazer de volta atores em papéis diferentes.
Ver essa foto no Instagram
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.