Richard Chamberlain, ícone das minisséries dos anos 1980, conhecido por papéis marcantes em produções como Shogun, Pássaros Feridos e A Identidade Bourne, faleceu aos 90 anos. A notícia foi confirmada no dia 30 de março de 2025.
Antes de alcançar o estrelato nas minisséries, Chamberlain já era um nome reconhecido, tendo protagonizado a série de TV Dr. Kildare e participado de filmes notáveis da década de 1970, incluindo Os Três Mosqueteiros e Os Quatro Mosqueteiros, onde interpretou Aramis, e o drama apocalíptico A Última Onda, de Peter Weir. Ele também teve papéis em filmes de desastre como Inferno na Torre e Enxame.

Apogeu nos anos 80
A década de 1980 marcou o auge de sua carreira, com Chamberlain à frente de diversas minisséries épicas. Shogun, adaptação do romance de James Clavell, é amplamente considerada um clássico. O sucesso foi seguido por Pássaros Feridos, que se tornou a segunda minissérie mais vista de todos os tempos, atrás apenas de Raízes. Chamberlain também estrelou Wallenberg: A Hero’s Story e foi o primeiro ator a interpretar Jason Bourne na adaptação em minissérie de A Identidade Bourne, de Robert Ludlum.
Além das minisséries, Chamberlain também atuou no filme As Minas do Rei Salomão, da Cannon Pictures, interpretando Allan Quatermain, personagem de H. Rider Haggard, reimaginado como um herói ao estilo Indiana Jones. O filme também marcou um dos primeiros papéis de Sharon Stone e teve uma sequência de baixo orçamento, Allan Quatermain e a Cidade Perdida do Ouro.
Vida pessoal e legado
Chamberlain manteve sua homossexualidade em segredo por grande parte de sua carreira, assumindo-se publicamente apenas em 2003. Ele se tornou um ícone na comunidade gay, fazendo participações em séries como I Now Pronounce You Chuck and Larry, Nip/Tuck e Will & Grace.
Nascido em Los Angeles, Chamberlain iniciou sua carreira de ator após servir no exército, estudando com Jeff Corey e assinando com o agente Monique James. Um de seus primeiros trabalhos foi em um episódio de 1959 de Alfred Hitchcock Presents.
Além de sua carreira de ator, Chamberlain também era cantor. Sua música “These Stars Will Shine Tonight”, tema de Dr. Kildare, alcançou o 10º lugar na Billboard Hot 100 em 1962.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.