Capitão América: Admirável Mundo Novo, já em exibição nos cinemas, busca trilhar um caminho original, mas sem esquecer os 15 anos de história do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O filme, que acompanha Sam Wilson (Anthony Mackie) em sua jornada como o novo Capitão América, está repleto de referências e homenagens aos quadrinhos e aos filmes anteriores.
A seguir, destacamos alguns dos principais easter eggs e referências encontrados no filme:
- Leila Taylor: Nos quadrinhos, Leila é o interesse romântico de Sam, trabalhando ao seu lado em ativismo. No filme, ela é uma das guardas de Thaddeus Ross (Harrison Ford) e compartilha momentos de flerte com Sam.
- Dennis Dunphy (D-Man): Nos quadrinhos, D-Man é um fã de luta livre que ganha poderes através de um experimento. Em Capitão América: Admirável Mundo Novo, ele é um soldado que auxilia Sam em missões, mas tem um papel menor na trama.
- Betty Ross: Interpretada por Liv Tyler, Betty Ross retorna ao MCU após sua aparição em O Incrível Hulk (2008). Ela surge no final do filme para se reconciliar com seu pai, Thaddeus, após ele ser preso.
- Referências a O Incrível Hulk: O filme faz diversas alusões ao longa de 2008, incluindo imagens do Abominável em sua forma original e referências ao passado de Samuel Sterns (o Líder). A música “Mr. Blue”, utilizada por Sterns para se comunicar com Bruce Banner no filme de 2008, também é utilizada para controlar as mentes das pessoas.
- Bucky Barnes: Sebastian Stan retorna como Bucky Barnes em uma participação especial, oferecendo apoio a Sam após uma batalha. Bucky menciona sua participação em uma audiência como um potencial congressista, preparando o terreno para o filme Thunderbolts*.
- Ruth Bat-Serapah: Uma personagem que remete à Viúva Negra, treinada na Sala Vermelha. Ela ajuda Sam e o novo Falcão (Danny Ramirez) e demonstra interesse em Bucky.
- Tiamut e o Adamantium: O filme aborda Tiamut, o Celestial morto no Oceano Índico, revelando que ele é a fonte do adamantium, um metal mais forte que o vibranium, utilizado para criar super soldados como Wolverine nos quadrinhos.
- A Sociedade da Serpente: Liderada por Giancarlo Esposito como Sidewinder, a Sociedade da Serpente é contratada por Sterns para roubar adamantium e enfrenta Sam em diversas ocasiões.
- Homenagem às Lutas em Corredores: Sam tem sua própria cena de luta em um corredor, em referência às famosas cenas de luta em espaços confinados presentes em diversas séries da Marvel, especialmente as da Netflix.
- Referências a Capitão América: O Soldado Invernal: Várias cenas e elementos do filme fazem referência a Capitão América: O Soldado Invernal, incluindo a invasão inicial, o estilo de luta de Sam e a trama de conspiração política.
- A Balsa: A prisão de segurança máxima para vilões e heróis perigosos, onde Thaddeus e Sterns acabam sendo aprisionados.
- Técnica de Acalmar o Hulk: Sam usa uma técnica similar à de Natasha Romanoff para acalmar o Hulk Vermelho, explorando as memórias e sentimentos de Thaddeus.
- O Novo Falcão e Ant-Man: Joaquin Torres, o novo Falcão, idolatra o Homem-Formiga, em uma inversão da relação de admiração que Scott Lang tinha por Steve Rogers.
- Queda Aérea: A queda de Joaquin no céu remete à cena em Guerra Civil em que Máquina de Guerra é derrubado.
- Acordos Ozaki-Ross: Novos acordos são estabelecidos para permitir a exploração e pesquisa do adamantium, buscando uma cooperação internacional em vez de divisão.
- Lado Sentimental de Sam: O filme explora o lado sentimental de Sam, mostrando fotos de sua família e de Bucky, e utilizando suas habilidades de terapeuta para lidar com as emoções de Isaiah e Thaddeus.
- Hulk Vermelho: Thaddeus se transforma no Hulk Vermelho, causando destruição em Washington.
- Monumento de Washington: O Monumento de Washington é danificado durante a batalha com o Hulk Vermelho, em uma referência à cena de Homem-Aranha: Longe de Casa.
- Isaiah Bradley e o Soco no Saco de Pancadas: Isaiah demonstra sua força ao socar um saco de pancadas, em uma cena que remete ao treinamento de Steve Rogers.
- Samuel Sterns e as Guerras Secretas: Na cena pós-créditos, Sterns fala sobre mundos colidindo e heróis sendo forçados a destruir outros reinos, preparando o terreno para o filme Guerras Secretas.
Capitão América: Admirável Mundo Novo está em exibição nos cinemas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.