A cerimônia do Bafta 2025 consagrou o filme francês Emilia Pérez como o Melhor Filme em Língua Não Inglesa, em evento realizado neste domingo (16). A produção superou Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que agora segue para o Oscar 2025 sem grandes prêmios da temporada.
Emilia Pérez, falado em espanhol, também concorreu ao prêmio de Melhor Filme, solidificando sua posição como um dos destaques da noite. A vitória no Bafta pode sinalizar um possível triunfo no Oscar, mesmo após recentes polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón, estrela do filme. Também é interessante notar que, às vésperas do Oscar, Fernanda Torres foi destaque na The Hollywood Reporter.
Apesar das controvérsias, Emilia Pérez tem se mantido forte na corrida pelos prêmios. O filme já havia conquistado o Critics Choice Awards, e agora o Bafta reforça a campanha da produção, mostrando que as polêmicas não foram suficientes para derrubar o favoritismo. Até o momento, o longa não perdeu em nenhuma premiação televisionada nas categorias de Melhor Canção, Melhor Atriz Coadjuvante (para Zoë Saldaña) e Melhor Filme Internacional.
Zoë Saldaña, ao receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, dedicou a honraria ao seu sobrinho trans:
“Estou dedicando todos esses prêmios e o filme Emilia Pérez ao meu sobrinho, Eli. Ele é a razão – eles são a razão – pela qual me inscrevi para fazer este filme em primeiro lugar. Então, como a tia orgulhosa de uma vida trans, sempre apoiarei minha comunidade de pessoas trans.”
Em seu discurso de aceitação, Saldaña também destacou: “Quero agradecer ao meu maravilhoso elenco, Karla, Selena, Adriana… Os filmes devem mudar corações e desafiar mentes. E espero que Emilia Pérez tenha feito algo parecido, por favor, porque as vozes precisam ser ouvidas.”
O diretor Jacques Adiard também expressou sua gratidão: “Acima de tudo, gostaria de agradecer a todos os maravilhosos artistas que trouxeram este filme à vida e que estão aqui conosco esta noite”, disse o diretor através de um intérprete. “Minha querida Zoe, minha querida Selena, Giorgini, Paul, Juliet, Camille, Clement, Julia e sua equipe, mas também você, minha querida Karla Sofia, que eu beijo. Estou profundamente orgulhoso do que alcançamos juntos. Vida longa a Emilia Perez!”
O Bafta nem sempre é um reflexo direto do Oscar. Em 2023, por exemplo, Nada de Novo no Front venceu o prêmio britânico, enquanto Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo dominou o Oscar. Já no ano seguinte, o Bafta acertou quase todos os vencedores do Oscar, exceto em Melhores Efeitos Visuais. Essa dicotomia demonstra que o Bafta possui sua própria identidade, embora sirva como um importante indicador para a Academia.
Ainda Estou Aqui: uma surpresa no Oscar?
Apesar da derrota no Bafta, Ainda Estou Aqui ainda pode surpreender no Oscar. O filme é o único outro indicado à categoria de Melhor Filme Internacional e conta com o apoio de parte da imprensa americana e da indústria, que demonstram resistência às polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón. A situação é curiosa, considerando que Fernanda Torres surge como favorita ao Oscar 2025 após polêmica com Karla Sofía Gascón. Historicamente, os eleitores do Bafta tendem a favorecer candidatos europeus.
Os vencedores do Oscar 2025 serão conhecidos no dia 2 de março.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.