Uma revelação inusitada sobre os bastidores de Dragon Ball veio à tona em um podcast japonês, o KosoKoso. Apresentado por Kazuhiko Torishima, ex-editor de Dragon Ball, e Yuji Horii, criador de Dragon Quest, o episódio contou com a participação de membros da equipe criativa do mangá e anime, como Katsuyoshi Nakatsuru, designer de personagens e animador chave, e Kazuo Enokimoto, artista de cenários.
O foco da discussão foi a história da equipe com Dragon Ball e Akira Toriyama, o saudoso criador da série, que faleceu em março de 2024. Dentre as várias histórias compartilhadas, uma em particular chamou a atenção: um momento embaraçoso envolvendo Torishima e Toriyama em uma livraria pública.
Flagra Inesperado
Segundo Torishima, conhecido por sua franqueza ao comentar o trabalho de outros, Toriyama o flagrou folheando revistas pornográficas em uma livraria. Ao reconhecê-lo, Toriyama teria tocado no ombro de Torishima enquanto este estava absorto na leitura. Constrangido, Torishima relatou ter evitado aparecer em público por um tempo após o incidente.
A trajetória de Torishima na Shonen Jump é longa e influente. Além de editor de Toriyama em Dragon Ball, ele ascendeu ao cargo de Editor-Chefe, passando o bastão para Yu Kondo. Sua reputação, ao mesmo tempo respeitada e controversa, inspirou personagens como o Dr. Mashirito em Dr. Slump e o vilão King Piccolo em Dragon Ball.
Apesar de ter lançado grandes sucessos como Yu-Gi-Oh!, One Piece, Hunter x Hunter e Naruto durante seu tempo como Editor-Chefe, Torishima admitiu ter pouca fé em One Piece e creditou o sucesso da série a Takanori Asada, outro editor da Shonen Jump.
O Legado de Akira Toriyama e ‘Dragon Ball Daima’
Em outra notícia relacionada ao universo de Dragon Ball, Yoshitaka Yashima, diretor do anime Dragon Ball Daima, revelou que Toriyama finalizou toda a história da série antes do início da produção. Segundo Yashima, no livreto que acompanha a trilha sonora de Dragon Ball Daima, Toriyama escreveu a história por completo, cabendo à equipe apenas dar vida às suas ideias.
Dragon Ball Daima, que teve sua curta temporada de 20 episódios finalizada no início de 2025, mostra Goku e outros personagens transformados em crianças por uma força desconhecida. A série está disponível para streaming em plataformas como Crunchyroll, Netflix e Hulu.
Com o mangá de Dragon Ball Super, ilustrado por Toyotarou, em hiato após o falecimento de Toriyama, o futuro da franquia é incerto. Dragon Ball Super Volume 24 foi lançado em 4 de abril de 2025, mas o destino da saga permanece uma incógnita para os fãs.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.