Após o encerramento do Carnatal, a empreendedora Mychelli Magali, ex-professora, iniciou um novo projeto: transformar as lonas utilizadas no evento em dois mil estojos escolares. Os materiais serão destinados a alunos da rede pública de Natal, unindo sustentabilidade e educação em uma única ação.
A iniciativa de Mychelli vai além da reciclagem. Formada em Pedagogia, ela buscava um caminho profissional que lhe permitisse “viver de algo que produzia”. Durante a pandemia, adquiriu uma máquina de costura e começou a experimentar com diversos materiais, até se identificar com a produção de bolsas sustentáveis. Inspirada por uma produção japonesa que utilizava câmaras de ar, ela focou em materiais reciclados para criar suas peças, e em maio de 2024 iniciou sua produção de peças com materiais sustentáveis.
Com uma bolsa e muita determinação, Mychelli procurou o Sebrae-RN, ingressando no programa Impacta RN. O programa oferece pré-aceleração para projetos de impacto socioambiental. “Eu não estava vivendo um bom momento financeiro, mas sabia que minha ideia era uma oportunidade de negócio e precisava de ajuda para fazer isso acontecer”, relata. Ao longo de cinco meses, ela participou de capacitações, consultorias e mentorias, o que impulsionou o faturamento de sua empresa, a “Alma de Borracha”, que conta com a parceria do seu esposo, Márcio Faria.
A dedicação de Mychelli foi reconhecida com o segundo lugar no Impacta RN 2024, garantindo recursos financeiros para seu negócio. Hoje, a empresa confecciona bolsas a partir de câmaras de ar, colchões infláveis, cintos de segurança, guarda-chuvas e lonas. Além de atender o público geral, a empresa passou a oferecer soluções para empresas que buscam práticas mais sustentáveis. “À medida que fui avançando no programa, comecei a entender que a sustentabilidade tem sido uma necessidade muito grande para as empresas”, afirma a empreendedora.
Recentemente, a “Alma de Borracha” fechou uma parceria com a Clap Entretenimento, organizadora do Carnatal, para transformar as lonas do evento em dois mil estojos escolares, que serão distribuídos para as escolas municipais de Natal. “A gente vai transformar as lonas, que seriam descartadas, em estojos a serem distribuídos para as escolas municipais”, explica Mychelli.
Foco em Sustentabilidade e Impacto Social
Mychelli Magali ressalta que a demanda por produtos sustentáveis tem crescido, especialmente entre empresas. Materiais como banners, antes descartados, agora são transformados em bolsas, lembranças e presentes. “O que iria ser de fato descartado passa a ter uma nova vida significativa, tanto para ele, que vai fazer, como para mim, que vou produzir”, conclui Mychelli, reforçando o ciclo de reutilização e a redução do descarte.
O programa Impacta RN, do Sebrae-RN, tem o objetivo de fortalecer negócios com impacto social e ambiental. Elisete Lopes, gestora do programa, afirma que “transformar uma ideia em um negócio sustentável e estruturado exige não apenas coragem, mas também orientação estratégica”. O Sebrae oferece ferramentas para que empreendedores transformem seus sonhos em empresas reais, conectando inovação e sustentabilidade ao mercado, além de oferecer capacitação em vendas, finanças, gestão e modelagem de negócios de impacto. Os participantes também recebem oficinas de *pitch*, mentorias e consultorias.
O programa contou com a participação de 23 empresas em sua edição de 2024.
Os participantes do programa receberam capacitação em vendas, trilhas de finanças, indicadores, gestão, precificação e modelagem de negócios de impacto. Além disso, contaram com oficinas de pitch, mentorias em diversas áreas, consultorias específicas de gestão, mercado e aproximação comercial.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.