Jovens empreendedores do Rio Grande do Norte estão encontrando no programa Credjovem um caminho para fortalecer e expandir seus negócios. A iniciativa, fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Juventude (Sejuv/Semjidh), e o Sebrae-RN, oferece capacitação em gestão e acesso facilitado ao crédito para jovens de 18 a 29 anos.
Eliécio Dantas, 21 anos, proprietário da agência de publicidade Destak – Marketing e Comunicações em Caicó, é um dos beneficiados pelo programa. Com experiência no mundo dos negócios desde os 16 anos, Eliécio buscou no Credjovem o suporte necessário para aprimorar a gestão de sua empresa.
“A capacitação fez um grande diferencial na minha gestão e atividade dentro da minha agência. Consegui apoio, dicas, ajudas técnicas e até ideias para aquisição de novos clientes“, afirma. O empresário agora planeja expandir sua atuação, visando abrir uma sede em Natal ou em outra cidade da região.
Yure Santiago, 28 anos, proprietário de uma açaiteria em Serra Caiada, também encontrou no programa uma oportunidade para acessar crédito e ampliar seu negócio. “Foi importante perceber que existem opções acessíveis para quem está começando. Sempre imaginei que conseguir recursos de terceiros para investir em um negócio fosse algo muito burocrático, mas, na capacitação, pude conhecer meios que poderei utilizar no futuro para expandir meu empreendimento“, relata Yure.
Assim como Yure, muitos empreendedores potiguares veem nos pequenos negócios um caminho para impulsionar a economia local.
O que é o Credjovem?
O Credjovem é um programa que visa a inclusão financeira de jovens empreendedores, oferecendo crédito com taxas reduzidas para quem deseja iniciar ou expandir um pequeno negócio, seja ele formalizado como MEI ou ainda informal.
Na edição de 2024, o Sebrae-RN capacitou 177 jovens empreendedores através de encontros presenciais e virtuais, abordando temas como plano de negócios, modelagem Canvas e gestão financeira. O Sebrae-RN também oferece outras capacitações, como o Empretec, que está com inscrições abertas para 2025 em diversos municípios.
Gabriel Medeiros, secretário estadual de Juventude, destaca a importância do programa para o desenvolvimento econômico do estado. “O programa concilia capacitação para gestão de pequenos empreendimentos e acesso ao crédito. O grande desafio para a juventude é dar os primeiros passos na busca por uma geração de renda autônoma e sustentável“, declara.
Ruth Maia, analista do Sebrae-RN e gestora do programa, ressalta que o foco principal é o desenvolvimento da capacidade de gestão dos empreendedores. “O programa tem como principal objetivo ensinar a gestão do negócio, como ele funciona, e o crédito acaba sendo uma consequência desse aprendizado“, explica.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.